Prefeitura de Laranjeiras retoma atendimentos com o Castramóvel

O serviço oferecido é gratuito, as cirurgias serão realizadas dentro do trailer adaptado e tem como objetivo atender as famílias de baixa renda

A prefeitura de Laranjeiras por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, da continuidade nas atividades com o Castramóvel na próxima segunda-feira (30). As cirurgias de esterilização de cães e gatos, contemplará a região do Centro de Saúde Leste (Celeste), no Bairro São Francisco. O procedimento é feito em animais de sete meses a sete anos de idade, podendo ser cães ou gatos machos. 

O serviço oferecido é gratuito, as cirurgias serão realizadas dentro do trailer adaptado e tem m como objetivo atender as famílias de baixa renda. “Os interessados deverão entrar em contato com a Agente Comunitária de Saúde, da unidade. Elas estão responsáveis de fornecer todas  orientações sobre o dia e o horário marcado para o procedimento”, explica o secretário Gilmar Negretti.

O Executivo disponibilizara todos os medicamentos. O trailer é totalmente equipado e ficará estacionado no Lago Um, do dia 30 de maio ao dia 3 de junho.

Importância de castrar

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, Ong’s de proteção animal. Mas além de evitar ninhadas indesejadas, também se torna uma questão de saúde. Castrando o seu animal você está prolongando a vida dele, e proporcionando uma qualidade de vida melhor.

Mitos e verdades dobre castração

-Castração é um ato cruel e brutal

Mito! O procedimento de castração não causa sofrimento no animal. Quando realizada corretamente por profissionais especializados seu cão ou gato passa pela castração sem dor ou grandes riscos!

– Animal castrado não faz xixi por todos os cantos

Verdade! Problemas de comportamento, como a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados, assim trazendo uma ótima vantagem que é a diminuição no odor de urina pela casa.

-Castração faz o animal engordar

Mito! Somente o fato de castrar não determina que o cão ou gato engorde ou se tornará obeso. A obesidade acontece devido a vários fatores, como dieta inadequada, ingestão excessiva e incorreta de alimentos, pouca atividade física, hormônios e outros fatores. Um animal perfeitamente saudável não engordará com a castração.

– A castração reduz riscos de problemas de saúde

Verdade! O risco de animais desenvolverem cânceres (tumores) em idade avançada é bastante reduzido com a castração, que também evita a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail