Prefeitura libera recursos para a Associação Dois Irmãos

A prefeitura assinou na manhã de quinta-feira (29), termo de fomento para o repasse mensal de R$ 3 mil a

A prefeitura assinou na manhã de quinta-feira (29), termo de fomento para o repasse mensal de R$ 3 mil a serem rateados entre os integrantes da Associação de catadores de material reciclável Dois Irmãos. Os 14 trabalhadores associados coletam 12 toneladas de recicláveis por mês. Por este motivo, a prefeitura estende a mão de várias maneiras – com o fornecimento regular de cestas de alimentos e equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Participaram do ato no gabinete, a presidente da Associação Elizete Aparecida Valêncio e outros membros da diretoria, o secretário de Agricultura Gilmar Negretti, secretário de Controle Interno Sérgio Slusovski, Neilor Southier, do Meio Ambiente e Diego Costa Silva, Diretor do Departamento de Políticas Públicas para o Meio Ambiente.

Sede própria

A prefeitura entregou no mês de abril de 2021, à Associação de Catadores Dois Irmãos uma usina de triagem de lixo reciclável. Trata-se de um barracão de 1.030 metros quadrados dotado de toda infraestrutura para seleção, armazenamento e enfardamento dos materiais que são recolhidos no perímetro urbano de Laranjeiras do Sul.

Na usina, que está localizada na margem da BR-277, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, os profissionais de coleta têm à sua disposição balança, empilhadeira, moega, prensa e mesa de triagem com esteira. Essa unidade, que ainda conta com refeitório, banheiros e vestiários, será supervisionada por um gestor ambiental cedido pela prefeitura. A venda dos materiais é feita sem a participação de atravessadores, como ocorria até então.