Presidente do Lions Clube, Amanda Rafaela, apresenta ações de seu mandato

Em uma entrevista exclusiva ao Correio do Povo a representante fez um panorama geral sobre sua gestão no ano leonístico 2022/23

Neste domingo (09), a nova mesa diretiva para o ano leonístico 2023/24 do Lions Clube de Laranjeiras toma posse, e assume a presidência o companheiro Waldir Wessler. Concluindo a gestão nesta semana, o Correio do Povo conversou com a atual presidente do clube, Amanda Rafaela Pinto de Oliveira Padilha Veronese, que destacou as ações e conquistas durante seu mandato. “Que minha passagem pelo Lions tenha agregado, assim como a frase que gosto tanto: o que fazemos é uma gota de água no oceano, mas se o não fizéssemos, ao oceano faltaria algo. Que mais membros cheguem e que os projetos fluam”, enfatiza a presidente.

História
Com a visão de se tornar o líder global em serviços comunitários e humanitários, o Lions ocupa uma cadeira cativa na Organização das Nações Unidas (ONU), e atua nas causas globais de diabetes, visão, fome, meio ambiente e câncer infantil.
A associação foi fundada em 1917, em Illinois, nos Estados Unidos. Entre os destaques do Clube Internacional, está a parceria entre agências e organizações não-governamentais, que tem ajudado a combater o sarampo e a rubéola em todo o planeta.
Em Laranjeiras, o clube originou-se em 24 de setembro de 1977, e conta hoje com 32 companheiros.
Conforme Amanda, o progresso do grupo se deve a várias atuações na comunidade, o que vem antes mesmo de seu mandato. “Estou há apenas cinco anos no Lions, mas acompanho o trabalho dos companheiros com muito orgulho, assim como os que promovi até agora. Nossas campanhas de arrecadação de alimentos, distribuição de doces e visibilidade dos projetos parceiros, como o Serviço de Obras Sociais (SOS)”, enfatiza a presidente.

Projetos
Amanda fala sobre o funcionamento dos projetos pautados pelo clube. “Para reduzir a prevalência da diabetes e melhorar a qualidade de vida dos diagnosticados, são realizadas diversas campanhas globais. Na área da visão, o Lions realiza projetos para prevenir a cegueira e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências visuais. O combate à fome também é uma causa global, com campanhas de arrecadação e doação de cestas básicas para famílias carentes”, informa.
“Nossa luta é apresentar as causas e adequá-las à realidade em que estamos. Com isso, também temos a fundação Melvin Jones, a qual os companheiros doam um valor e recebem uma placa de certificação do Lions Internacional”, destaca Amanda.

Parcerias
A presidente destaca as parcerias que o Lions possui em Laranjeiras. “Como não temos cunho político, religioso nem monetário, no que formos convidados, nós participamos. Além disso, temos membros companheiros em vários conselhos da sociedade, então estamos por dentro de tudo o que acontece. Um projeto permanente do clube é o SOS, que está na cidade há quase 41 anos e recebe ajuda financeira e apoio de membros. Nossa sede, inclusive, funciona junto ao Serviço”, destaca.
Conforme Amanda, o Lions possui diversas parcerias com a prefeitura, incluindo projetos de educação ambiental, distribuição de kits de higiene e participação em eventos como o Laranja da Canção e da crotalária. O clube também possui programas específicos para diferentes faixas etárias, como o Clube do Leãozinho para crianças até 12 anos e o Léo Clube para jovens de 12 à 18 anos. “Neste ano, o Leãozinho realizou uma campanha de arrecadação de doces para crianças carentes na Páscoa. Foi um trabalho lindo, pois se comprometeram e entregaram o projeto”, ressalta Amanda.
“O Lions realiza parcerias para facilitar suas ações. Entre os eventos que participamos, destacamos a festa junina em parceria com a Farmácia Santa Terezinha e a macarronada em prol do SOS, junto ao Núcleo Feminino da Coprossel. Além disso, participamos do ‘Dia C’, em apoio ao SOS. Atualmente, estamos arrecadando roupas e calçados em parceria com a academia 4Fit, para um bazar que destinará auxílio monetário à construção de uma igreja. Não somos nada sem as parcerias. Graças a elas, o SOS conta com a reforma da brinquedoteca, instalação de uma usina fotovoltaica e reforma do telhado. O Lions Clube busca auxiliar a comunidade e não visa lucro direto, e esse é nosso maior exemplo”, destaca Amanda.

Arrecadação de blisters
Com a iniciativa de melhorar ao meio ambiente e incentivar o descarte correto de medicamentos, o Lions promoveu a campanha de arrecadação de blisters. A quantia arrecadada será convertida em cadeiras de roda, que em parceria com a secretaria de Saúde, serão destinadas à quem necessita. “Nos surpreendemos com a rapidez que juntamos o material com a ajuda de companheiros e da população da região. Agora, estamos orçando as cadeiras. Logo anunciaremos a chegada delas”, explica a presidente.

Fim de mandato
Amanda ressalta que espera ter realizado boas ações em seu mandato. “Em meu discurso, há uma frase da Madre Teresa de Calcutá que diz ‘o que nós fazemos é uma gota de água no oceano: mas se o não fizéssemos, se não deitássemos no oceano essa gota, ao oceano faltaria algo, faltaria essa gota’ e é assim que avalio minha passagem pelo Lions. Espero que mesmo que pequenos os resultados, façam a diferença e tragam novos membros ao clube. Ao meu sucessor, desejo um ano leonino brilhante”, finaliza a presidente.