Professores e estudantes de pedagogia da UFFS realizam oficinas para estudantes do Colégio Gildo

Atividades foram promovidas por docente e acadêmicos de diversas fases do curso voltadas ao curso de Formação de Docentes

Na última semana, dos dias 6 a 8, professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Laranjeiras do Sul, desenvolveram no Colégio Gildo Aluísio Schuck uma atividade de extensão com estudantes do curso de Formação de Professores voltada para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

As oficinas estavam vinculadas às disciplinas do curso de Pedagogia, como por exemplo: Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), Psicologia da Educação, Educação Infantil e Educação Étnico-racial.

Conforme o coordenador do curso, professor Luiz Carlos de Freitas, o curso de Pedagogia tem uma relação de parceria com colégio, ao mesmo tempo que também recebe muitos estudantes oriundos da Formação de Docentes. “A atividade foi também uma demanda colégio, que visa promover atividades extracurriculares aos seus estudantes.”

O coordenador ainda destaca que o curso de Pedagogia desde seu início tem como perspectiva unir teoria e prática desde as disciplinas iniciais e por isso, os professores e alunos prontamente se dispuseram a promover essas oficinas, que ocorreram durante três dias.

Foram ofertadas as seguintes oficinas

  1. Contação de Histórias para Bebês e Crianças Pequenas;
  2. Jogos e brincadeiras no contexto da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
  3. Desenvolvimento de Habilidades Sociais nas Crianças;
  4. Relações étnico-raciais na escola: Identidade e diferença;
  5. A interação família-escola.

Freitas finaliza destacando que a realização das atividades superou as expectativas. Participaram das atividades estudantes de várias fases do curso. “Nossos acadêmicos puderam apresentar e praticar aquilo que temos trabalhado com eles na Universidade e recebemos uma avaliação muito positiva dos estudantes, professores e equipe pedagógica do Colégio”.