Secretaria de Saúde oferece tratamento ao tabagismo de forma gratuita

No Brasil 75% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos

A secretaria de Saúde de Laranjeiras está oferecendo tratamento gratuito para o tabagismo. O lançamento da primeira turma acontecerá na próxima quinta-feira (30), às 15 horas no pavilhão da igreja do bairro São Francisco, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Celeste.

Como participar

Os interessados em participar do programa devem se inscrever na UBS ou comparecer no local, no dia e horário do primeiro encontro. O único critério para participar do programa é que a pessoa esteja verdadeiramente interessada em parar de fumar.

Inicialmente serão quatro encontros, uma vez por semana e serão ministrados por profissionais capacitados da secretaria de Saúde, ou seja, médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e farmacêutico.

Importância

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem sozinhos, necessitando de tratamento específico. O tabagismo é a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

Em Laranjeiras, a secretaria de Saúde disponibiliza tratamento gratuito. O propósito é incentivar a diminuição do consumo do tabaco através de palestras educativas sobre os malefícios do cigarro.

A nutricionista Jamile Kailer dos Santos Gasperin enfatiza a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é reduzir o número de fumantes e, consequentemente, as doenças relacionadas ao seu consumo. Parar de fumar é um benefício para a própria pessoa e para a família. Os profissionais que estarão à frente do programa passaram por capacitações e estão aptos a lidar especificamente com a dependência de tabaco”.

Os encontros vão adotar uma abordagem ativa em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam em outros aspectos da sua vida.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail