Semana Farroupilha terá live e missa

O CTG Estância do Iguaçu programou para o dia 19, às 19h30, a terceira edição da Mostra Cultural Estância do Iguaçu e Amigos

Setembro é mês do gaúcho e dos festejos farroupilhas. Por conta da pandemia do coronavírus, as festas estão suspensas, mas a data não passará em branco.

Programação
Em Laranjeiras do Sul, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância do Iguaçu programou para o próximo sábado (19), às 19h30, a terceira edição da Mostra Cultural Estância do Iguaçu e Amigos, com o tema “Juntos mesmo à distância”. A apresentação será através de live, pela
Connect TV. E no domingo, (20), às 19 horas, ocorre a tradicional missa farroupilha, na Matriz
Sant’Ana.

Semana Farroupilha
Segundo o Patrão do CTG Estância do Iguaçu e Diretor Artístico e Cultural da 16ª Região Tradicionalista, Cleberson Gonçalves, a semana farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 14 a 20 de setembro, com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento relembra o começo da revolução, sendo a mais longa da história do Brasil, que durou quase 10 anos e tinha como lema “liberdade, igualdade e humanidade”.
“A partir do ano de 2014 foram retomadas as atividades referentes aos festejos farroupilhas, à frente do tradicionalismo gaúcho em nosso município. Agora iremos para o 7º ano consecutivo dos festejos farroupilhas, sendo a 3ª mostra realizada pela Associação Cultural e CTG Estância do Iguaçu”, ressalta. 

Pandemia 
Cleberson explica que em 2020, por motivo da pandemia do coronavírus, foi necessário suspender todas as atividades que contavam com aglomeração de pessoas. 
“Tivemos que nos adaptar, tomaremos todos os cuidados necessários, seguindo todos os protocolos orientados pela Secretarias de Saúde, para mantermos viva a nossa tradição gaúcha”, relata. 
O Patrão ressalta a programação dos Festejos Farroupilhas 2020, que se iniciará no próximo sábado (19), as 19h30. 
“Que o nosso patrão celestial abençoe e ilumine a todos, fiquem em casa, se cuidem e nos prestigiem nas redes sociais, muito obrigado e aproveitem ao máximo tudo. Espero que gostem, pois tudo está sendo preparado com muito amor e carinho. Vem você também ser Estância do Iguaçu”, finaliza.