“Seremos uma gestão que olha para o bem maior que é o cidadão laranjeirense”

Professor Lídio é o segundo entrevistados da série de entrevistas com candidatos à prefeitura de Laranjeiras do Sul

Ontem (28), o Correio do Povo entrevistou o terceiro candidato da programação de entrevistas dos postulantes  à prefeitura de Laranjeiras do Sul.
O entrevistado de ontem foi Lidio dos Santos, o Professor Lídio, que tem como vice Fabio Polipo. Ele disputa pela coligação Laranjeiras Avante para a Renovação, que tem além de seu partido Avante, o PCdoB e o PSB.


Quem é Lidio?
Professor Lídio, tem 45 anos, é casado e tem dois filhos. É natural de Laranjeiras do Sul e atua na educação há 12 anos como servidor público. Dentro desses 12 anos atuou praticamente oito dentro do Núcleo Regional de Educação, duas vezes como chefe do núcleo.
Lidio conta que vem de uma família muito humilde de oito irmãos, da qual é o mais novo. Sua mãe resolveu deixar o interior para dar condições de estudo pelo menos para os filhos mais novos, tendo em vista que os mais velhos já estavam no trabalho braçal.
“Acabei perdendo dois irmãos ainda crianças. Eu trabalhei muito para ter a possibilidade de uma graduação. Minha mãe tem hoje 83 anos e é analfabeta, mas quando teve a oportunidade de dar estudo aos filhos não mediu esforços, ela viu na educação a possibilidade de mudança de vida para os filhos. E como retribuição eu me tornei um educador”, conta.


Porque quer ser eleito?
Lídio relata que devido a sua origem humilde, foi muito ajudado pela sociedade, principalmente quando era  criança. E que tem essa necessidade de ajudar e contribuir para a melhora da vida dos laranjeirenses. Além de ter o preparo necessário para assim fazê-lo.
“Com os resultados educacionais que alcancei com o Núcleo Regional de Educação, os incentivos para que me candidatasse a prefeito foram surgindo, e depois de muitas conversas com familiares e pessoas próximas, decidi me colocar a disposição da sociedade de Laranjeiras do Sul”.
O candidato diz que atender uma sociedade é uma coisa muito séria e que é necessário analisar e se preparar muito.
“Penso que posso contribuir muito além da área educacional. Eu quero ser prefeito porque sei que tenho muito a oferecer e posso colaborar muito com a nossa sociedade. Laranjeiras precisa de renovação, mas renovação com experiência de gestão”, explica


Falta experiência?
O candidato explica que nunca trabalhou diretamente para se tornar um político e está disputando esse pleito para se colocar à disposição, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade escolar da região.
“O fato de eu nunca ter participado não me coloca como inexperiente, porque tenho atuado como gestor público na área educacional, então o que preciso fazer é estender para as outras áreas”.
Segundo ele, para ser um gestor público e ter qualidade e resultados, é preciso ser bem assessorado e ter uma equipe qualificada.

“A nossa coligação não tem compromissos com dar cargos. Nossa gestão será com uma equipe técnica que realmente seja qualificada para as funções e para o cargo que cada um ocupa”, afirma.


Pavimentação rural
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Brugnara, questionou sobre a questão da pavimentação rural que tanto ajudaria a população, principalmente os pequenos produtores de leite.
Segundo Lídio, a coligação tem compromisso com o agronegócio, que é muito importante na cidade. E que a questão da pavimentação das estradas rurais precisa ser trabalhada com planejamento imediato, de médio e longo prazo.
“Nessa área nós estudamos muito, trabalhamos muito e temos planejamento. A pavimentação rural parece ser um grande investimento, mas em poucos anos ele se torna uma economia para o município, porque no futuro não precisará fazer a manutenção com a mesma frequência de antes e assim é possível dar atenção às comunidades nas quais ainda não chegou a pavimentação”.


Educação integral
Sobre a educação integral, Lídio conta um pouco sobre sua experiência como chefe do núcleo, quando conseguiu tornar algumas escolas da região em escolas integrais.
“Na educação integral a gente acolhe o aluno por um longo período na escola. O aluno deixa de estar em momentos ociosos em lugares ruins para a formação do caráter. Quando eles são assistidos pela comunidade escolar, certamente estão agregando conhecimento”, relata.
Lídio lembra também que quando se trata de educação integral nos anos iniciais, a escola está  atendendo e ajudando os pais e mães trabalhadores.
“Investir na educação integral é investir na sociedade”, afirma.


Saúde
Na área da saúde segundo o candidato, o principal objetivo é eliminar as filas, tanto de exames como as de cirurgias. E diz ainda que para isso vai fazer a “Gestão Plena da Saúde” que é a desburocratização dos recursos.
 “Vamos atender as ações primárias e especificas de forma ágil. A gestão plena trás a possibilidade de administrar a questão financeira da saúde, na própria secretária de saúde. O investimento obrigatório hoje é de 15%, mas isso é muito pouco. Vou aumentar muito e significativamente esse valor e vamos captar recursos federais e não teremos a burocracia de passar pela secretária estadual de saúde e pela regional de saúde”.


Indústria e comércio
O eleitor Edson Silvério questionou sobre a geração de empregos e a vinda de indústrias para Laranjeiras. “ Desenvolvendo a parte da indústria automaticamente fomenta o comércio e gera empregos. Para trazermos indústrias e investimentos daremos incentivos fiscais e precisamos investir em infraestrutura para esses empresários se instalar. O município pode não arrecadar sobre aquela empresa nos primeiros anos, mas o comércio vai arrecadar, porque os salários dos trabalhadores dessas empresas será gasto aqui”.
Lidio diz ir além na questão da geração de empregos, criando o “Projeto Primeiro Emprego”, que também terá como estratégia dar incentivos aos empregadores.
“No Projeto Primeiro Emprego vamos fortalecer o estágio no comércio e na indústria dando suporte e incentivo para o empregador. Esses incentivos se estendem àqueles que fizerem a contratação efetiva desses jovens que estão nos anos finais de estudo ou que já concluíram. Para cada primeira contratação, primeiro registro em carteira, daremos subsídios aos contratantes”.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais pergunta sobre a possibilidade de projetos na área habitacional, para servidores de baixos salários.

“Muitas pessoas não tem moradia. Eu quando criança morei de favor com a minha família, e eu sei a importância de se ter um lar, uma residência, porque isso dignifica a família, traz segurança e alegria.
Além dos servidores de baixa renda também trabalharemos com as famílias de baixa renda em geral que não possuem habitação e não tem condições de adquirir. Temos um projeto para construir no mínimo 300 moradias em quatro anos, em no mínimo dois pontos distintos em nossa cidade.
Os recursos, viriam de duas áreas. O terreno e a infraestrutura seriam dados pela prefeitura e quanto as moradias em si, faremos um forte trabalho com a Cohapar. E nós temos uma boa abertura no Estado com o chefe atual da Casa Civil”.


Cultura

O Conselho da Cultura questiona sobre a articulação de projetos culturais.
“Cultura é totalmente ligada a educação, cultura é educação. Vamos fortalecer a cultura local, através de eventos locais e dar condições aos jovens que estão inseridos nos movimentos e que tenham o dom cultural.  A solução seria dar condições para uma equipe de cultura, ter um diretor cultural. E a escolha desse diretor será feita juntamente com o Conselho de Cultura que é realmente quem sabe quem realmente é qualificado para isso”.
Lidio cita ainda que é preciso fomentar a cultura e lembra que Laranjeiras é um dos poucos municípios que tem uma estrutura como o Cine Teatro.
“Precisamos ter eventos frequentes para usufruir desse espaço. E dar suporte para as entidades não governamentais de cultura”.

 


Por que votar no Lídio?
“Nós buscamos conhecer de fato  as necessidades da nossa cidade. Nós construímos um plano e um projeto para hoje e para o futuro. Uma gestão séria se faz com planejamento e nós fizemos isso, em busca de atender todas as áreas da nossa cidade. Com toda certeza estamos preparados para assumir esse compromisso. Já mostrei através dos resultados da educação.
Oque nós queremos é implantar em Laranjeiras um trabalho sério, trasparentee com renovação de fato. Tenho certeza que se tivermos o apoio da sociedade poderemos realizar um grande trabalho e m todas as áreas sociais de nossa cidade.
A política hoje é desacreditada, mas nós não nos colocamos como políticos, mas sim como pessoas que se disponibilizam para trabalhar pela nossa cidade.
Seremos uma gestão que olha para o bem maior que é o cidadão laranjeirense”, completa.
 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail