Sete equipes representam Laranjeiras na 14° Olimpíada Nacional de História do Brasil

Para a diretora do CEEP, Almiria Gomes, através dessa interdisciplinaridade os alunos serão capazes de cruzar fronteiras. “A busca do conhecimento atravessa os muros da escola”

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Profª Naiana Babaresco de Souza, está participando da 14° Olimpíada Nacional de História do Brasil. A edição conta com cerca de 73 mil participantes de todo o país, e 504 equipes representam o Paraná. Em Laranjeiras, o CEEP possui sete equipes inscritas, e conta com a participação de 32 alunos, sob a orientação da Prof. Camila Mota Gonçalves, que ministra a disciplina de História. As equipes são: Já que tá que Vá, A Grande Tribulação, Armagedon, Só sucesso, Os Tranca Caseiras, Segura o Tchan e ONHB C.M.G.S.

História

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. É coordenada nacionalmente pela Prof. Dra Cristina Meneguello e conta com um grupo importante de docentes e pós-graduandos de diferentes universidades do país, que atuam como conselheiros da Olimpíada.

A ONHB é uma atividade online, desde sua primeira edição, em 2009, que busca, a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, potencializar a aprendizagem em ambientes digitais mas, principalmente, as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história e a atuar na construção de seu conhecimento.

Segundo a Profª Camila Mota Gonçalves em suas 13 edições, a ONHB marcou a vida escolar de muitos participantes. “Ela se firmou como uma empolgante competição em todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. Aproximando os alunos dos conhecimentos sobre a história do Brasil”, ressalta a professora.

Apoio

Conforme Camila, várias representantes da educação no município demandaram apoio para os participantes da Olimpíada, como a diretora do CEEP, Almiria Gomes.

Segundo Almiria, a participação dos estudantes é de fundamental importância para o desenvolvimento cultural e intelectual deles. “Através dessa interdisciplinaridade eles serão capazes de cruzar fronteiras, esse é um dos objetivos da nossa instituição, essa busca do conhecimento que atravessa os muros da escola. Foi uma iniciativa da professora de história que está a todo momento incentivando os estudantes a buscar novos conhecimentos” conta.

Participantes

Para a aluna Larissa Taborda, que cursa o Técnico em Agronegócio o objetivo geral dessas competições, como a Olimpíada Brasileira de História, é estimular os jovens a valorizar o ambiente científico e descobrir talentos nas mais diversas áreas do conhecimento. “É um caminho importante para a faculdade. Conhecer a história de uma nação significa salvar e preservar as tradições daqueles que contribuíram para onde estamos hoje. Pode parecer estranho falar da história de nossos ancestrais em um país tão culturalmente diverso como o Brasil, mas é uma oportunidade única de conhecer nossa própria identidade”, enfatiza.

João Victor Novakoski, do Técnico em Informática conta que como estudante, é de extrema importância a participação dos alunos nas olimpíadas de História, pois ela além de ser muito atrativa nos fornece conhecimentos que serão cobrados nas mais diversas faculdades e concursos do país. “A olimpíada possibilita a preparação dos jovens para enfrentar os novos desafios de suas vidas profissionais por meio do conhecimento”, finaliza.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail