Toxina botulínica: o que é, como funciona e quais os cuidados

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Para fins terapêuticos e estéticos, é utilizada uma forma

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Para fins terapêuticos e estéticos, é utilizada uma forma purificada, congelada a vácuo e estéril da toxina botulínica tipo A. Esta forma proporciona maior duração dos efeitos terapêuticos. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Muito associado ao tratamento estético, a toxina butolínica tipo A também tem importante papel para a saúde.

Segundo a Dra. Gabrielle Postingher, biomédica esteta da Clínica Leandra Panato Saúde e Autoestima, para aplicação, é necessário indicação médica.

“Na estética, tem ação preventiva e paliativa. Ele pode ser aplicado para prevenção de linhas de expressão, antes mesmo desses sinais surgirem. Para quem já tem as linhas de expressão aparente, a Toxina agirá relaxando a musculatura de forma natural, deixando-a mais suavizada”, explica  Gabrielle.

Avaliação

A biomédica ressalta a importância de procurar um profissional capacitado para uma avaliação criteriosa antes da aplicação. “É importante fazer uma anamnese completa da saúde do cliente e em seguida uma avaliação precisa das condições da saúde da pele com auxílio da luz de Wood (equipamento que permite visualizar imperfeições, manchas e anomalias que não podem ser vistas a luz branca), para verificar a necessidade de associação de outro tratamento, o qual potencializará os resultados da aplicação”.

Conforme a biomédica, depois destes procedimentos é feita a indicação da quantidade e locais a serem aplicados, com o objetivo de deixar o rosto o mais natural possível e evitando efeitos indesejados. “Além disso, faço a indicação de ativos pré-toxina que prolongam a duração e efeito da aplicação”.

“Um dica muito importante é: desconfie de preços muito baixos e serviços muito facilitados. Procure um profissional capacitado e qualificado, além de seguir as orientações dadas por ele”, acrescenta Gabrielle.

Benefícios para fins estéticos


Deixa as marcas de expressão mais suaves;
Auxilia na prevenção de rugas;
Melhora a aparência do sorriso gengival ou deprimido;
Deixa o nariz mais empinado
Aumenta a autoestima e o bem-estar.
Após a aplicação estética da Toxina, alguns cuidados são importantes.
Nas primeiras 5 horas após a aplicação é necessário evitar baixar a cabeça, deitar e usar maquiagem. Nas próximas 24 horas, evitar atividade física, não utilizar cosméticos e nem mesmo realizar massagens exageradas no local da aplicação.

Benefícios para a saúde

– Ajuda na redução da sudorese intensa (hiperidrose) em axilas, mãos e pés;
– Diminui os efeitos e dores causadas pela cefaléia constante e enxaqueca;
– Auxilia o tratamento de paralisias faciais, inclusive em crianças;
– Auxilia no tratamento de doenças oftalmológicas e neurológicas que envolvem a hiperatividade muscular, como estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias, espasticidade e bruxismo.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail