UFFS disponibilizará auxílio a alunos que não têm acesso a internet

O programa tem como objetivo conceder auxílio financeiro e acesso ao programa

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), publicou um edital nesta semana para o processo seletivo da solicitação de benefício para acesso a equipamentos de TI e/ou internet, do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Serão destinados R$ 2,2 milhões oriundos do PNAES, para o pagamento dos benefícios.

 Do valor a ser disponibilizado, 90 % será para o acesso a equipamentos e 10% para o acesso à internet;

 Segundo o diretor da Universidade, Martinho Machado Júnior, o programa tem como objetivo conceder auxílio financeiro e acesso ao programa “Alunos Conectados”, via rede nacional de ensino e pesquisa /MEC (RNP), para viabilizar acesso às aulas remotas, iniciadas no semestre especial, aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19.

“É notável que a Universidade vem sendo muito prestativa e atenciosa diante dessa pandemia causada pela Covid-19. A Universidade está diante de flexibilização para aqueles que necessitam de uma reforçada no principal material a ser utilizado nesse semestre especial a distância. O auxílio tem o objetivo de disponibilidade de acesso a rede com mais facilidade. Visando os dados recentes que foram gerados, muitos de nós alunos poderíamos perder o semestre caso fosse remanejado a modalidade EAD, por falta de computadores e redes, esse auxílio viabiliza diretamente nesse ponto. Sendo assim podemos ter a positividade de continuar o curso mesmo diante da situação atual”, afirma o universitário Edvaldo Dias.

“Essa notícia me deixou muito feliz, porque a Universidade vem fazendo um trabalho impecável, e agora com esse auxílio vai ajudar muito, principalmente para os alunos que não conseguem acessar por falta de internet e também de computador”, ressaltou a universitária Milena Vieira.


Benefícios

O benefício se dará por meio de três modalidades distintas:

– Auxílio financeiro para aquisição de notebooks/chromebooks/computadores desktops;

– Auxílio financeiro para aquisição de pacote de dados de internet;

– Oferta de chip de celular para acesso ao programa “Alunos Conectados”, via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa /MEC.

O benefício será priorizado aos estudantes que apresentarem maior nível de vulnerabilidade socioeconômica de acordo com cadastro socioeconômico, e aos estudantes indígenas/quilombolas beneficiários do Auxílio PIN ou PBP.


 Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever os estudantes de curso de graduação que declaram não ter acesso à internet, para realização das atividades acadêmicas remotas, e declaram não ter acesso a computador, estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFFS, estar inscrito em aulas ofertadas de forma remota, devem ter cadastro socioeconômico, ou ser estudante indígena/quilombola do PIN ou PBP;

Estudantes que não possuem cadastro socioeconômico, poderão solicitá-lo junto ao Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do Campus, por meio do Sistema de Análise Socioeconômica (SAS), e entrega da documentação comprobatória completa, disponível no site.


Auxílio

O auxílio financeiro para aquisição de equipamentos novos consiste no pagamento de R$1,8 mil em três parcelas, será pago por meio de crédito em conta-corrente do estudante. O estudante deverá possuir conta-corrente ativa em seu nome, preferencialmente no Banco do Brasil.
O auxílio será suspenso ou cancelado caso as informações não estejam corretas, ou em situação regular, no prazo de três dias corridos, após ser comunicado por e-mail no endereço cadastrado no sistema acadêmico da Instituição.

O equipamento deverá ser adquirido de Pessoa Jurídica (com CNPJ ativo), com emissão de nota fiscal e garantia mínima prevista em lei.

No caso de aquisição de computador desktop, poderão ser incluídos: webcam, fone de ouvidos, microfone, teclado, mouse e monitor.

O auxílio será suspenso ou cancelado caso as informações da referida conta-corrente não estejam corretas, ou em situação regular, no prazo de 3 (três) dias corridos, após ser comunicado por e-mail no endereço cadastrado no sistema acadêmico da Instituição.


Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas, conforme cronograma por meio de formulário eletrônico, respondido e submetido, disponível no site. A inscrição é de inteira responsabilidade do estudante solicitante.  As inscrições fora do prazo, não serão consideradas. Após a avaliação das inscrições, o resultado provisório será publicado no site www.uffs.edu.br.


Cronograma

Período de inscrições: 26/08 a 10/09

Período para solicitação de cadastro: até 02/09

Período para análise das inscrições: até 18/09

Publicação resultado provisório: até 21/09

Período para recursos pelos estudantes: até 22/09

Análise dos recursos: 23/09

Publicação resultado final: até 24/09

Prazo para prestação de contas de equipamento: até 30 dias após o recebimento do benefício