UFFS: Pedagogia promove Semana de Integração com entidades locais

Evento contou com diversas atividades entre noite cultural e apresentações de pesquisas

O curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul realizou na última semana mais uma atividade de recepção com a Semana de Integração do curso. O principal objetivo do evento é promover a integração entre os estudantes de todas as fases do curso, para que se conheçam e estabeleçam laços de amizade e companheirismo, tendo em vista o longo período de distanciamento social devido a pandemia da Covid-19.

Integrando setores

Segundo o coordenador do curso Luiz Carlos de Freitas, todos os anos são realizadas atividades de recepção e boas-vindas aos estudantes calouros do curso e essa última foi um sucesso. “As atividades proporcionaram integração com importantes entidades locais que são objeto de pesquisas dos estudantes. Participaram o Serviço de Obras Sociais (SOS Criança), Associação de Pequenos Produtores ‘Resistência Camponesa’, Centro Educacional do Menor Integrado (CEMIC), Escola de Karatê Makoto, Banda Municipal e Escola de Mulheres Anita Garibaldi”, destaca.

Atividades desenvolvidas

O evento possibilitou apresentações de pesquisas, roda de conversa, atividades recreativas, noite cultural e outras atividades. Na quarta e quinta-feira (27 e 28), os estudantes da 7º fase apresentaram para os demais do curso suas pesquisas realizadas na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) Educação não Formal e Profissional.

Foi realizada uma roda de conversa entre todas as turmas de pedagogia, para debater assuntos relacionados à organização estudantil, em especial a atuação política do Centro Acadêmico.

Além disso, a coordenação do curso também discutiu com as turmas assuntos como as atividades curriculares complementares, projetos de pesquisas e extensão e a ofertas de turmas para o próximo semestre.

De acordo com a estudante Karem Assis, que durante as apresentações culturais fez uma apresentação de autodefesa utilizando técnicas de judô, muitos participantes ficaram interessados e impressionados com a atividade. “Pensamos inclusive em fazer mais oficinas no próximo semestre de autodefesa para os interessados”, comenta a judoca.

Extensão das atividades

Na sexta-feira (29) durante a realização da Noite Cultural, os alunos do Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck de Laranjeiras do Sul, apresentaram uma peça de teatro durante o evento, organizada pelo professor de Artes Jaques dos Santos Rocha.

Segundo a professora e coordenadora do magistério, Terezinha Roxa, o curso de Pedagogia da UFFS tem sido um excelente parceiro em atividades com a instituição. “Temos parceria com diversas instituições locais, mas em especial com a Pedagogia pois é um curso que tem relação com o nosso de Formação de Docentes. Estamos sempre se ajudando”, destaca Terezinha.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail