UFFS: projeto de extensão ‘Mais Gestão’ oferece capacitações para pequenas e médias empresas de Quedas

O objetivo do Projeto é capacitar gestores e funcionários de empresas na utilização de instrumentos de gestão financeira

Está em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, desde fevereiro deste ano, o projeto de extensão Mais Gestão: Administração Financeira Aplicada a Pequenos Negócios. Na última semana, as atividades do projeto envolvem pequenas e médias empresas do município de Quedas do Iguaçu.

Sobre a iniciativa

Essa iniciativa surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso da estudante Nara Kaline, do curso de Ciências Econômicas, que realizou um levantamento na mesorregião centro-sul do Estado do Paraná, investigando como os gestores percebem a adoção de instrumentos de gestão financeira nas micro e pequenas empresas. A partir desses resultados, percebeu-se a necessidade de ofertar capacitação no âmbito da gestão financeira para as empresas. E em fevereiro deste ano iniciaram-se essas atividades.

O projeto busca orientar e capacitar gestores e funcionários, auxiliando as pequenas e médias empresas na gestão de seus resultados, além de instrumentalizar e capacitar as empresas quanto a utilização dos instrumentos de gestão em âmbito estratégico, gerencial e operacional.

Como funciona

Para atender às atividades propostas, o projeto desenvolveu um cronograma de ações que iniciou pelo contato com a Associação Comercial de Quedas do Iguaçu (ACIQI). Em seguida, foram agendadas as apresentações e capacitações com as empresas interessadas. Os encontros são mensais e ocorrem nas dependências da ACIQI. As atividades são ministradas pela equipe que integra o projeto: professor Antônio Maria da Silva Carpes (coordenador), Willian Nascimento da Silva (estudante voluntário) e Yogo Kubiak Canquerino (docente colaborador).

Como resultado, espera-se que o projeto disponibilize para a ACIQI informações sobre os tipos de serviços que a Associação possa ofertar para as empresas associadas, melhorando a qualidade das decisões que são tomadas do dia a dia da entidade e colaborando com a maximização dos lucros dos associados.

Além dos objetivos voltados para as empresas, o projeto também busca promover e incentivar a curricularização da extensão no curso de Ciências Econômicas.

Cronograma de atividades
14 de junho – Apresentação
14 de julho – Demonstração do resultado – vendas
18 de agosto – Demonstração do resultado – vendas (formação preço venda) gastos
22 de setembro – Demonstração do resultado – gastos
20 de outubro – Demonstração do resultado – margem de contribuição
10 de novembro – Demonstração do resultado – planejamento e orçamento
8 de dezembro – Demonstração do resultado – planejamento e orçamento

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail