Veja onde estão e quem são os maiores hackers do mundo

Os hackers são conhecidos por invadir sistemas de computadores, a fim de extrair informações sigilosas e buscar formas para conquistar

Os hackers são conhecidos por invadir sistemas de computadores, a fim de extrair informações sigilosas e buscar formas para conquistar vantagens. Nesse sentido, parte da origem dos maiores crimes digitais envolve invasão em redes para efetuação de roubos e fraudes. Porém, para chegar ao “estrelato”, os responsáveis por esses trabalhos acabaram capturados pelas autoridades.

Por outro lado, diante do seu conhecimento em cibersegurança, alguns sujeitos hoje em dia se tornam cada vez mais parceiros da lei. No caso, eles foram contratados para atuar no mercado de threat hunting (investigação e caça às ameaças), no qual são feitas análises de vulnerabilidades em sistemas institucionais e são elaborados métodos de segurança mais avançados. Bateu a curiosidade? Confira uma lista com as principais histórias sobre os maiores hackers do mundo e em como eles estão hoje.

Kevin Mitnick

Conhecido como o hacker mais famoso de todos os tempos, Kevin Mitnick ganhou a reputação por invadir uma série de sistemas computacionais de diversas empresas. O caso mais notório ocorreu em 1979, quando acessou ilegalmente a rede da Digital Equipment Corporation — companhia pioneira na indústria de computadores —, para copiar um software, roubar senhas e visualizar e-mails particulares.

Jonathan James

Jonathan James, também conhecido por “c0mrade”, começou sua carreira aos 15 anos. Ele conseguiu hackear várias redes comerciais e governamentais nos EUA, depois de instalar um sistema que permitiu interceptar milhares de computadores militares e mensagens. Com todo esse “currículo”, o crime o enviou para a prisão enquanto ainda era menor de idade. Sua maior conquista foi acessar a rede da NASA e baixar informações de código-fonte dos trabalhos da agência (ativo equivalente a US$ 1,7 milhão, em 1999) na Estação Espacial Internacional.

Albert Gonzalez

Albert Gonzalez é um dos hackers mais famosos do mundo por ter formado um grupo criminoso de planejamento de roubos de cartões de crédito. Chamado de ShadowCrew, a equipe criminosa também falsificava e vendia passaportes, cartões de seguro de saúde e certidões de nascimento para criar novas identidades.

Kevin Poulsen

Kevin Poulsen, também conhecido como “Dark Dante”, ganhou visibilidade no assunto por invadir sistemas telefônicos. Em uma de suas ações, por exemplo, ele acessou a linha de uma estação de rádio para se anunciar como o vencedor de uma competição que tinha um Porsche como prêmio. No entanto, o hacker entrou de fato no radar do FBI quando violou sistemas federais e roubou informações de escutas telefônicas.

Anonymous

O Anonymous pode ser definido como o grupo hacker mais famoso de todos os tempos, devido à falta de definição hierárquica e de identidade dos seus membros. A iniciativa surgiu em 2003, em meio a ataques coordenados de alvos como a Amazon, PayPal, Sony, órgãos governamentais e outros.