Assembleia vota LDO e leva Itinerante a Jacarezinho (PR)

Agenda inclui eventos culturais e solenes, ações de escuta sobre o luto parental, cooperativismo e homenagens no interior do estado

A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será analisada em Plenário na próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná. O texto estabelece as metas e prioridades para o orçamento estadual do próximo ano e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A previsão é de uma receita de R$ 82,9 bilhões, com R$ 6,6 bilhões destinados a investimentos. A proposta precisa ser aprovada antes do início do recesso parlamentar, cuja data será definida pelo presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD).
Antes da votação em Plenário, marcada para segunda-feira (07), às 14h30, o projeto de lei 248/2025 passará por análise na Comissão de Orçamento, às 11 horas. Ao todo, foram apresentadas 161 emendas — 142 de meta e 19 de texto — por parlamentares e pelo governo do Estado. O presidente da comissão, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), destacou o papel do Parlamento na construção das diretrizes orçamentárias. O relator da proposta, deputado Evandro Araújo (PSD), ressaltou o cuidado para garantir equilíbrio entre justiça orçamentária e competências constitucionais.
Na quarta-feira (10), Jacarezinho receberá a 24ª edição da Assembleia Itinerante. O encontro será realizado às 18 horas, durante a 30ª Fetexas, no Centro de Eventos José Antônio de Oliveira. A iniciativa leva o Legislativo ao interior do estado para ouvir demandas da população e homenagear personalidades locais.

Exposição retrata o luto parental
De 07 a 11 de julho, o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa sediará a mostra Julho Âmbar: Retratos do Luto Parental. A exposição tem curadoria da artista visual Kátia Velo e co-curadoria de presidente da organização Dando Voz ao Coração (DVC), Fernanda Góss Braga. A exibição reúne fotografias de 27 famílias que enfrentam o luto pela perda de filhos ou filhas. Na quarta-feira (10), às 15 horas, no Salão Nobre da Assembleia, será realizado o Café das Estrelas, roda de conversa exclusiva para mães e pais enlutados.

Evento celebra o cooperativismo no Paraná
Em comemoração ao Ano Internacional do Cooperativismo e ao centenário da Cooperativa Frísia, será realizado um evento no Palácio Iguaçu, na próxima semana. A solenidade contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, e do governador Darci Piana. Fundada no Paraná, a Frísia também atua no Tocantins e é a segunda cooperativa de produção mais antiga do Brasil, com mais de 1.100 cooperados e 1.200 colaboradores. A celebração ocorrerá no Salão de Atos, às 17 horas.

Música caipira ganha destaque no Plenário
Na terça-feira (08), às 9h30, o Plenário da Assembleia receberá uma apresentação dedicada à viola caipira. A ação é iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP), autora da Lei nº 22.449/2025, que institui o Dia da Música e da Viola Caipira, celebrado em 13 de julho no estado. A legislação reconhece essas manifestações como parte da identidade cultural estadual.

Homenagem à Engenharia Florestal
Também na terça-feira (08), a Assembleia realizará uma sessão solene em alusão ao Dia do Engenheiro Florestal e aos 65 anos da profissão no Brasil. A homenagem foi proposta pelo deputado Ney Leprevost (PSD) e conta com o apoio da Associação Paranaense de Engenharia Florestal (Apef) e outras entidades do setor.Além da votação da LDO, a pauta da sessão plenária de segunda-feira (07) inclui 11 propostas. Entre elas, o projeto de lei 993/2023, que determina a inclusão de acostamento em projetos e execuções de rodovias estaduais. A medida vale tanto para obras realizadas pelo Estado quanto por concessionárias, com exceções em áreas urbanas. A proposta é assinada pelos deputados Evandro Araújo (PSD), Gugu Bueno (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Professor Lemos (PT), que defendem o projeto como medida de segurança viária.

Propostas de outros poderes em pauta
O projeto de lei 362/2024, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), será votado em primeiro turno. A proposta altera a Lei n° 14.277/2003 para instituir serviços notariais e de registro no foro regional de Paiçandu, transformar o serviço distrital em tabelionato de notas e transferir serviços de quatro distritos da região.Do Ministério Público do Paraná, o projeto de lei 460/2025 prevê a criação de 14 cargos no 1º Grupo de Procuradorias de Justiça Criminal, acompanhando a instalação da 6ª Câmara Criminal do TJ-PR, especializada em violência doméstica e familiar.Já o projeto de lei 489/2025, da Defensoria Pública do Estado, solicita a criação de 75 cargos de apoio aos defensores públicos, com o objetivo de ampliar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Votações em turno único
Três proposições serão analisadas em turno único. O projeto de lei 558/2023, do deputado Moacyr Fadel (PSD), concede ao município de Carambeí o título de Capital Estadual das Tortas. O projeto de lei 708/2024, do deputado Paulo Gomes (PP), inclui no calendário oficial o Dia de Santa Rita de Cássia (22 de maio) e declara a festa religiosa como patrimônio imaterial do estado. Já o projeto de lei 311/2025, da deputada Luciana Rafagnin (PT), reconhece a Associação de Proteção aos Animais Bem-Estar Animal, de Francisco Beltrão, como entidade de utilidade pública.Em redação final, será votado o projeto de lei 256/2024, dos deputados Anibelli Neto (MDB) e Alexandre Curi (PSD), que institui a Rota de Turismo Sustentável Coração da Mata Atlântica Caiçara. A proposta visa integrar municípios do litoral paranaense com foco na valorização ambiental e cultural da região.