Onda de frio avança sobre o Paraná após temporais

Depois de chuvas intensas que ultrapassou a média histórica de precipitação para junho em 11 cidades, Paraná se prepara para nova onda de frio

As temperaturas começaram a cair já na noite desta segunda-feira (09), com os menores números esperados entre quarta e quinta-feira (11 e 12). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a massa de ar frio e seco de origem polar avança pelo Oeste do estado, provocando declínio acentuado nas temperaturas, especialmente nas regiões Centro-Sul e Sudoeste.

Geada e frio intenso

De acordo com a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, até o fim do dia as temperaturas devem ficar abaixo dos 10°C na metade Sul do Estado e entre 10 e 14 graus na metade Norte. “Em municípios próximos à divisa com Santa Catarina, os termômetros poderão registrar valores ligeiramente abaixo dos 5 graus”, alerta.
Já o meteorologista Lizandro Jacobsen reforça o risco de geadas. “Na terça-feira, o amanhecer já será frio em quase todas as regiões, mas entre quarta e quinta-feira o frio se intensifica. A previsão é de geada especialmente no Centro-Sul, em cidades como Guarapuava, Palmas, Clevelândia, União da Vitória e General Carneiro”, afirma. Pode haver geada fraca nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.
A cidade de Guaraqueçaba, no litoral, teve a manhã mais “quente” desta segunda, com mínima de 17°C, mas deve registrar temperaturas próximas de 11 graus durante a semana. Palmas, que já amanheceu com 7,4°C, pode chegar aos 3°C nos próximos dias. Apesar do predomínio de sol em quase todo o estado a partir de amanhã, as temperaturas continuarão baixas, inclusive nas tardes.

Chuvas acima da média
Até a madrugada desta segunda, o destaque era o volume das chuvas. Entre sábado e domingo, cidades como Cianorte e Cruzeiro do Iguaçu registraram 60 mm em apenas uma hora. Londrina, Ventania, Antonina e Curitiba também registraram significativamente seus volumes, destaque para Antonina, que teve 155 mm de chuva, superando com folga sua média histórica de 126,6 mm para o mês de junho. Campo Mourão, cuja média é 92,8 mm e já choveu 128,4 mm e Pinhão, com média 165,7 mm e já tendo chovido 175 mm são algumas de outras cidades que ultrapassaram a média de chuva mensal neste mês de junho.

Monitoramento constante

O Simepar, que opera com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas elétricas, mantém o monitoramento contínuo das condições climáticas no Paraná. Os dados detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios do Estado são atualizados duas vezes ao dia no site oficial, com informações por hora e boletins diários nas redes sociais e WhatsApp. Como o sistema atmosférico está em constante mudança, os meteorologistas reforçam a importância de acompanhar as atualizações frequentes e a análise técnica feita pela equipe especializada do Simepar.