Paraná regista aumento de 81% nas novas empresas ligadas ao turismo

Foram cerca de 1,6 mil empresas abertas de janeiro a outubro, quase o dobro do registrado durante todo ano de 2022

O Estado do Paraná experimentou um notável crescimento de 81% na abertura de novos estabelecimentos voltados para o turismo em 2023, em comparação com o ano anterior. Segundo a Junta Comercial do Paraná, até outubro, foram inaugurados cerca de 1,6 mil novos empreendimentos, quase o dobro do total registrado em 2022, que foi de 900 empresas.
Esses dados foram divulgados por meio da plataforma SiTU – Sistema de Inteligência Turística, lançada neste ano pela Secretaria de Turismo do Paraná (Setu). A plataforma revela que as principais regiões a receberem esses novos estabelecimentos turísticos foram as Rotas do Pinhão, situadas em Curitiba e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), seguidas pelo Norte do Paraná e pelos Campos Gerais. Uma característica comum nessas regiões é a realização de grandes feiras e exposições, influenciando positivamente na abertura de novos estabelecimentos.
O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, destaca o potencial turístico expressivo do Paraná e a importância de investir no setor. Ele enfatiza que não basta apenas receber eventos, mas é crucial receber os visitantes de maneira acolhedora.

Empregos
Os novos empreendimentos em 2023 estão predominantemente ligados aos setores de serviços de alimentação, transporte rodoviário, agenciamento e operações turísticas, seguidos por atividades culturais. Em termos de empregabilidade, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também compilados no SiTU, revelam a criação de 7,4 mil novas vagas no setor até outubro.

Estatística
O SiTU, lançado em outubro, é uma plataforma de acesso livre que reúne dados importantes relacionados ao turismo estadual, contribuindo para a formulação de políticas públicas no setor.