Divulgada pesquisa eleitoral. Radar aponta vitória de Ratinho no 1º turno e empate técnico para presidente no Paraná

Para a corrida presidencial, no Paraná, os números da pesquisa apontam que o ex-presidente Lula (PT) lidera com 34% das intenções de voto, seguido de perto pelo presidente Jair Bolsonaro

A primeira pesquisa de intenções de votos no Paraná registrada no TSE em 2022 foi divulgada nesta quinta-feira (03). Ela foi feita pelo instituto Paraná Inteligência e aponta vitória de Ratinho Júnior (PSD) para governador já no primeiro turno e empate técnico entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) para presidente no Paraná, com ligeira vantagem para o ex-presidente do PT.

No levantamento para governador, Ratinho Júnior seria reeleito no 1º turno, se a eleição fosse hoje. Segundo o instituto Radar, ele tem 50,1% das intenções de votos. O levantamento traz o ex-governador e ex-senador Roberto Requião (sem partido) em segundo lugar, com 19,8% das intenções de voto, seguido de Cesar Silvestre (PSDB), com 3,0%. Outros 11,3% votariam em branco ou nulo e 15,8% não souberam ou não opinaram.

Presidente da República

Para a corrida presidencial no estado, os números da pesquisa apontam que o ex-presidente Lula (PT) lidera com 34% das intenções de voto, seguido de perto pelo presidente Jair Bolsonaro com 32,4%, o que caracteriza o empate técnico. Em terceiro lugar, aparece o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 11,9%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 3,3%, Simone Tebet (MDB), com 1,8%, João Doria (PSDB), com 1,2%, e Eduardo Leite (PSDB), com 0,5%. Outros 6,2% votariam em branco ou nulo e 8,7% não souberam ou não opinaram.

O instituto realizou a pesquisa por conta própria, entrevistando 1.350 pessoas em 10 mesorregiões e 49 municípios paranaenses. O levantamento foi feito de 25 de fevereiro a 3 de março. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-02644/2022. Confira a pesquisa ao final desta matéria na íntegra.

Segundo turno

O instituto ainda fez simulações de segundo turno tanto para governador quanto para presidente. Nas duas simulações para governador, Ratinho Júnior seria vencedor. Para presidente foram três simulações. Em dois cenários, Lula aparece tecnicamente empatado com Bolsonaro e oito pontos percentuais à frente de Sérgio Moro. Já em um eventual confronto entre Bolsonaro e seu ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, o atual ocupante do Palácio do Planalto venceria no Paraná.

Veja os resultados abaixo:

2º turno para governador

Ratinho Jr x Requião
Ratinho Jr – 54,9%
Requião – 22,3%
Nulo/Branco – 13,3%
Não sabe/Não opinou – 9,6%

Ratinho x Silvestre
Ratinho Jr – 60,0%
Silvestre – 5,6%
Nulo/Branco – 19,3%
Não sabe/Não opinou – 15,1%

2º turno para presidente

Lula x Bolsonaro
Lula – 41,0%
Jair Bolsonaro – 37,4%
Nulo/Branco – 13,0%
Não sabe/Não opinou – 8,6%

Lula x Moro
Lula – 38,7%
Moro – 30,7%
Nulo/Branco – 19,1%
Não sabe/Não opinou – 11,5%

Bolsonaro x Moro
Jair Bolsonaro – 35,3%
Moro – 27,6%
Nulo/Branco – 22,4%
Não sabe/Não opinou  14,7%

Confira a pesquisa:

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail