Eleições 2022: como transferir o título ou o lugar de votação pela internet

Para quem mudou de cidade recentemente e ainda não regularizou o título de eleitor, recomenda-se que faça isso o quanto antes para evitar eventuais problemas

Em 2022, teremos mais um período de eleições, dessa vez para eleger presidente, senadores, governadores e deputados federais e estaduais. Se você mudou de cidade recentemente e ainda não regularizou o seu título de eleitor, recomenda-se que você faça isso o quanto antes para evitar eventuais problemas com a transferência do documento.

A caloura de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Beatriz Albuquerque, se mudou para Laranjeiras recentemente, mas conta que já realizou sua transferência de título. “Fiz tudo de forma online, no Título Net, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles também disponibilizam alguns recursos para dar mais facilidade ao processo”, conta.

Além de possibilitar a mudança do local de votação, a ferramenta também permite tirar um novo título de eleitor e consultar outras informações, por exemplo se você está em dia como a Justiça Eleitoral.

Prazo para transferir o título de eleitor

Se você quer mudar o seu local de votação, é importante atentar-se ao prazo para realizar esse procedimento. Em 2022, os brasileiros terão até o dia 4 de maio para solicitar a troca e ainda poderem votar nas eleições deste ano.

Antes de começar

Também é importante providenciar alguns documentos antes de iniciar o processo de transferência de local de votação. O primeiro deles é uma cópia digital (frente e verso) de algum documento oficial de identificação com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG).

É preciso também da cópia de um comprovante de residência recente – com no mínimo 3 meses no novo endereço. Caso você esteja em débito com a Justiça Eleitoral, também é necessário providenciar uma cópia do comprovante de pagamento dos valores devidos.

O último documento necessário é para pessoas do sexo masculino entre 18 e 45 anos, que é uma cópia do comprovante de quitação do serviço militar. Durante o processo de transferência de endereço, será necessário fazer uma selfie segurança com o documento de identificação ao lado do rosto. Se preferir, você pode providenciar essa foto com antecedência.

Como transferir o título de eleitor

Passo 1: para iniciar o processo de transferência do título de eleitor e a mudança do local de votação, é preciso acessar o Título Net e, na página inicial, selecione o estado para onde você deseja mudar o domicílio eleitoral e clique em “Próximo”.

Passo 2: a próxima tela exibe algumas informações importantes acerca do processo, bem como os documentos necessários para finalizar a transferência; leia com atenção e depois clique em “Próximo” novamente.

Passo 3: na janela intitulada “Identificação”, clique no campo “Título de eleitor” e selecione a opção adequada para o seu perfil, que pode ser qualquer uma das citadas a seguir:

  • Tenho e sei o número
  • Tenho e não sei o número
  • Não tenho
  • Tenho, mas os dados não conferem

Na sequência, preencha os campos com o número do documento eleitoral, nome completo, data de nascimento e nome do pai e da mãe (se essas informações estiverem presentes no registro de nascimento); após finalizar, clique em “Próximo”.

Passo 4: na tela de “Requerimento – Dados Pessoais”, inclua um nome social (se desejar), as informações referentes ao documento oficial de identificação que você separou para o processo e atente-se para responder a todas as perguntas, pois, se houver alguma sem preenchimento, não será possível avançar.

Passo 5: é neste momento que você vai utilizar as cópias que você providenciou, fazendo upload dos arquivos utilizando cada um dos botões na tela; perceba que as certidões de casamento e nascimento não são obrigatórias.

Passo 6: na próxima tela, você poderá escolher o local para onde deseja fazer a transferência do seu documento eleitoral. Comece preenchendo o código de endereçamento postal (CEP) para autocompletar alguns campos e depois corrija as informações se for necessário; insira também o número de telefone e o tempo de habitação no município.

Passo 7: depois de determinar o município de votação, você escolherá o local exato onde exercerá o seu direito a voto; então, o sistema vai automaticamente sugerir pontos mais próximos do seu endereço, bastando apenas escolher um deles e avançar.

Passo 8: a tela seguinte vai exibir os detalhes pessoais para confirmação; depois de se certificar de que os dados estão corretos, você será apresentado a uma nova tela com um número de protocolo, anote-o ou salve esse dígito para que você possa consultar o andamento do processo depois.

Pronto! Você já transferiu o seu título de forma segura e prática. Agora é só aguardar o pedido ser processado e, caso haja alguma inconsistência nos dados inseridos, o sistema vai exibir um alerta na tela de consulta do protocolo.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail