Encontro apresenta projetos e políticas publicas as primeiras-damas

As primeiras-damas de Rio Bonito, Virmond, Nova Laranjeiras, Marquinho e Porto Barreiro estiveram no encontro que reuniu 300. Ratinho Jr. Também participou

Na terça-feira (21), aconteceu em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, o II encontro das Primeiras-Damas do Paraná, ‘A Força da Mulher Paranaense’. O evento contou com a presença de 300 participantes, entre prefeitas, primeiras-damas e assistentes sociais municipais, e teve como objetivo apresentar políticas públicas das secretarias e autarquias estaduais que convergem para a proteção das mulheres, incentivo ao empreendedorismo e cuidados com a saúde.

Segundo a primeira-dama Marliza Schuartz Granoski, de Virmond, diversos projetos foram apresentados, que podem ser aplicados nas cidades da região. Dentre eles os voltados ao empreendedorismo feminino. “O programa de empresas de costura, por exemplo, é um projeto onde o banco pode facilitar a liberação de microcrédito às mulheres”, explicou Marliza.

O governador Ratinho Junior, também participou do evento e disse que essa bancada feminina já está ajudando o Paraná a alcançar novas conquistas. “Elas foram fundamentais para aprovar o Fundo Estadual dos Direitos das Mulheres, a secretaria da Mulher e Igualdade Racial, entre outras iniciativas. A Luciana me ajuda muito no governo estadual e eu tenho certeza de que as primeiras-damas ajudam muito os municípios. Estamos formando um elo muito produtivo”, enfatizou o governador.

Outro ponto importante do evento foi o lançamento da recém-criada secretaria da Mulher. Houve a apresentação do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, responsável por planejar, formular, acompanhar, coordenar, assessorar e monitorar os assuntos e instrumentos relativos à implantação de Políticas de Defesa dos Direitos da Mulher no Estado.

Ônibus Lilás

As participantes também conheceram as unidades móveis como o Ônibus Lilás, parceria do Estado com o governo federal, que leva orientações, acolhimento e prevenção sobre violência contra a mulher, e o centro de referência de Atendimento à Mulher, que oferece atendimento humanizado para mulheres vítimas de violência. O ônibus lilás estará em Virmond no dia 19 de maio em comemoração ao aniversário da cidade.

De acordo com a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, a iniciativa é essencial para que o governo estadual conheça as necessidades de cada localidade, ao mesmo tempo em que apresenta projetos que contribuem para colocar a mulher no papel de protagonista de sua realidade. “Nosso propósito é estreitar laços e mostrar que essa união é essencial. Onde está a população que nós precisamos atender e fazer a diferença? Ela está nas cidades, então precisamos otimizar esse trabalho, que deve ser em conjunto para que faça a diferença na vida da população paranaense”, afirmou Luciana.

Cantu

A região da Cantu foi representada pelas primeiras-damas Olide Bovino, Marliza Schuartz Granoski, Emereciane Mendes, Tisiane Varela S. Bolzon e Matilde Palinski, além da prefeita do Goioxim Marli Teresinha da Silva. “O evento foi muito bom! Compartilhar com as outras primeiras-damas as experiências pessoais dos seus municípios, trocar ideias é algo gratificante”, concluiu a primeira-dama de Porto Barreiro, Matilde Palisnki.