João Elinton Dutra: a experiência na prefeitura de Laranjal

No terceiro mandato como prefeito de Laranjal, João Elinton Dutraestá confiante após os primeiros cinco meses de governo. Ele esteve

No terceiro mandato como prefeito de Laranjal, João Elinton Dutraestá confiante após os primeiros cinco meses de governo. Ele esteve no cargo entre 2009 e 2016 e conseguiu ser eleito mais uma vez em 2020.

João foca no trabalho voltado para as pessoas necessitadas. Segundo ele, prefeito no interior de estado precisa “gostar de gente, quem não gosta, não pode ser político”.

Ele assumiu a prefeitura diante a pandemia e vem encontrando, assim como outros políticos, dificuldades na administração. Entretanto, ele afirma que experiência, cabeça fira e planejamento são aspectos importantes para que um gestor seja bem-sucedido num momento como este. “Hoje temos o controle dessa doença em nosso município. Já estamos avançados na vacinação, que é o que vai resolver o problema da pandemia”.

Para montar a equipe de governo, João priorizou a experiência. “Na secretaria de Educação e Assistência Social,  no departamento de planejamento, com o pessoal do transporte rodoviário, todos já trabalhavam comigo em outra”.

Segundo ele, Laranjal tem dívidas acima de R$ 1 milhão. A estratégia para quitá-las e resolver outros problemas herdados está no planejamento da gestão. “São vários títulos precatórios que vão de um ano pro outro, além dos equipamentos de trabalho, que estão deteriorados. Não existe uma maquina do rodoviário que não precisou de manutenção. Com os carros da saúde ocorre a mesma coisa”.

Geração de empregos

João sabe que um dos desafios é promover a geração de empregos em Laranjal. De acordo com ele, a empresa de abatimento de frangos ajuda neste setor, mas não supre a demanda da população e menos ainda é suficiente para gerar mais desenvolvimento.

Viação

Por outro lado, o município conseguiu junto ao governo de estado a colocação de pedras irregulares num trecho de 12 quilômetros na comunidade de Chapadão. A obra será fracionada com 4 KM feitos por ano. Nesta região, vivem cerca de 1,2 mil pessoas.

“Conseguimos também um recurso de 3,9 milhões para recuperação da avenida principal.  Vamos restaurará-la, dar um padrão melhor, com calçamento, asfalto novo e iluminação. Temos também um recurso para fazer recape asfáltico, com o intuito de atrair mais pessoas para a cidade, para darmos qualidade de vida e para que novas empresas sejam abertas”.

Ampliação da prefeitura

Outra obra projetada é a ampliação da prefeitura. “É um plano antigo, que estava abandonado. Temos nove secretarias e precisamos de um local melhor pra trabalhar. Vamos fazer uma nova faxada, pois hoje ela mais se parece com uma casa, vamos dar uma cara mais bonita, pois é a casa do povo, se Deus quiser vai dar tudo certo”.

O entusiasmo do prefeito

João diz estar animado  e, apesar de ser o terceiro mandato, diz que a experiência é sempre diferente à frente da prefeitura. “Sei da dificuldade, mas estou preparado. Nunca se aprende a ser prefeito, só aprende na prática ano após ano, cada vez com uma visão diferente. Agradeço ao povo, aos meus amigos, aos vereadores e até os da oposição que se dedicam a ajudar Laranjal”.