No início desta semana, foi aprovado o projeto de lei n° 010/2021 que permite a concessão de uso do espaço do imóvel anexo à sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para que possa ser desenvolvido o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).
PRONAS
O PRONAS é um projeto do governo federal, que atende as instituições que já possuem credenciamento no ministério da Saúde. No Paraná somente quatro Apaes foram contempladas com o programa que terá duração de 24 meses.
O valor total de mais de R$ 443 mil, que está destinado para o desenvolvimento do programa na Apae de Nova Laranjeiras, é de recursos arrecadados através da captação de impostos.
Atendimentos
O imóvel cedido pela prefeitura será para que a Apae possa colocar os novos equipamentos, equipe de profissionais e principalmente possibilitar o atendimento de qualidade.
Atendimentos que serão prestados no espaço: fisioterapia, psiquiatria, assistência social, terapia ocupacional, terapia psicológica e fonoaudiologia. Cada profissional terá a demanda de atendimentos semanais que juntos totalizarão 158 pacientes por semana e 640 por mês.