Agosto Dourado: projeto Amamentar promove atendimento especializado às gestantes de Candói

Encontro contou com orientações e acompanhamento de profissionais da saúde

A secretaria de Saúde de Candói realizou no último dia 5 o Projeto Amamentar, referente a campanha Agosto Dourado. Neste mês, dedicado ao incentivo à amamentação, a campanha reforça a importância da prática para o desenvolvimento dos bebês.

O aleitamento materno envolve vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, além de intervir na redução da morbimortalidade infantil.

Acompanhamento

O coordenador da Atenção Primária em Saúde João Márcio, afirma que a campanha do Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Com esse objetivo, a secretaria de Saúde desenvolve o projeto, que atende crianças desde sua formação, durante o período gestacional até os dois anos de idade, seguindo a linha Rede Materno Infantil.

“No período gestacional, as mães recebem orientações de profissionais especialistas em nutrição, fonoaudiologia e amamentação”, conta João. “Essas orientações enfatizam a alimentação da futura mãe e até os cuidados com bebê após o seu nascimento”.

Segundo ele, o projeto vai proporcionar às crianças, depois do nascimento, acompanhamento em serviços de odontologia, nutricionista e fonoaudiologia. “O objetivo é fazer com que a criança cresça saudável”, destaca João.

Conhecimento

Durante o encontro, mães que estão amamentando e alguns profissionais receberam consultoria da Enfermeira Milena Scarpari, da 5a Regional de Saúde. Aproximadamente 80 participantes relataram satisfação pela conversa e orientação proporcionada na palestra.

“A secretaria percebe o resultado positivo do encontro”, afirma João. “É evidente pela participação da população, que adere as ações de prevenção e promoção de saúde”.

Para a secretária de Saúde Danielli Smuzek Teixeira, o evento possibilita orientação para a comunidade, fator essencial para o direcionamento de práticas conscientes. “Precisamos proporcionar mais momentos como esse”, destaca. “É através do conhecimento que conseguiremos viver com mais saúde”.