Alimentação ou atividade física? O que funciona mais para emagrecer?

No Brasil, recentemente foi constatado uma mudança no comportamento alimentar, e o brasileiro voltou a comer mais alimentos in natura, como frutas e legumes, e reduziu o consumo de açúcar, sal e gorduras

Muitas pessoas acreditam que, para emagrecer, deve-se priorizar a alimentação. Então, as pessoas tendem a procurar por soluções apenas por meio da alimentação e esquecem que há um fator que ajuda muito, não só a emagrecer, mas a ter mais saúde e qualidade de vida.

O que dizem os estudos

Um estudo, feito na Espanha, chamou a atenção essa semana. Ele diz que a quantidade de calorias consumidas em média pelos espanhóis é, atualmente cerca de 2600, enquanto que há 40 anos, era de 3000 mil calorias. Ou seja, um déficit de cerca de 400 calorias por dia. Mesmo assim o número de pessoas com sobrepeso e obesidade continua a crescer no país.

No Brasil, recentemente foi constatado uma mudança no comportamento alimentar, e o brasileiro voltou a comer mais alimentos in natura, como frutas e legumes, e reduziu o consumo de açúcar, sal e gorduras. Ainda assim, há aumento da obesidade no país. Estudos apontam que, de 2006 até 2016 a obesidade cresceu 60% no Brasil, foi o maior crescimento no mundo.

Importância de atrelar dieta a atividade

Não realizar atividades físicas reduz o ritmo metabólico e fazer elas regularmente, aumenta o ritmo. Não apenas pelo gasto calórico aumentado durante o exercício ou movimento físico, mas pela construção de massa muscular que acontece através do estímulo que a atividade física regular proporciona.

Ficar sentado durante horas, reduz as contrações musculares e deixa nosso corpo mais lento, preguiçoso e econômico, o que se traduz em estoque de energia através de gordura.

Portanto, o que importa mais? Fazer dieta ou atividade física quando se quer emagrecer?

O ideal é manter o corpo em equilíbrio, em que se tenha de um lado o gasto calórico promovido pelo movimento físico e do outro, a ingestão de calorias, ou seja, a energia que é gerada para o corpo, os dois em harmonia. No final das contas, o que realmente importa é o estilo de vida.