Efeito sanfona, especialistas pedem cuidado com as dietas restritivas

Quando paramos com a dieta restritiva e voltamos a comer, ganhamos peso, e gordura corporal, explicam os especialistas

Já reparou como a maioria das pessoas que faz dietas restritivas e emagrece muito rápido, volta a engordar tudo de novo um tempo depois? Nutricionistas do país e especialistas em emagrecimento explicam que o chamado efeito sanfona, pode afetar a saúde.

Essa ação acontece porque come-se bem menos do que precisa-se e do que se gostaria. Logo a restrição não permanece por muito tempo. Dessa forma, quando se perde peso muito rápido, um pouco de gordura e líquido são eliminados juntamente com massa muscular.

O músculo é o tecido que mais gasta energia no nosso corpo, isso significa que quando perdemos músculo, gastamos menos energia.

“Quando paramos com a dieta restritiva e voltamos a comer, ganhamos peso, só que nesse ganho, não recuperamos a massa muscular perdida, mas ganhamos gordura corporal, que às vezes pode apresentar um peso maior do que no começo. Isso é o efeito sanfona, o fato de emagrecer e voltar a engordar. Nesse processo, e com o tempo, vamos mudando também nossa composição corporal”, explicam os nutricionistas.

Uma consequência já comprovada do efeito sanfona é o aumento da gordura corporal. Quando aumentamos a quantidade de gordura, temos mais inflamação no corpo porque o tecido gorduroso inflama mais. Com isso temos mais suscetibilidade a várias doenças, como aumento de pressão arterial, problemas cardiovasculares em geral e resistência à insulina, e por fim problemas ortopédicos.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail