Cantagalo amplia ações da campanha Novembro Azul

“Nosso trabalho, enquanto secretaria, é incentivar ao máximo, para fazer com que as pessoas se previnam”, destaca o secretário Lucas Abreu

A secretaria de Saúde de Cantagalo iniciou a campanha Novembro Azul, focada na prevenção do câncer de próstata.

A prefeitura divulgou as datas e locais, solicitando a presença dos homens de 45 anos ou mais para fazerem o Exame de PSA, hemoglobina glicada (para os diabéticos) e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

O prefeito João Konjunski destacou a importância da campanha e a necessidade de fazer os exames de prevenção. “Pedimos que os homens participem. Muitas vezes, a doença é descoberta tarde, o que piora o estado de saúde do paciente”, salienta Konjunski. “No começo é mais fácil de tratar”.

Atendimento extensivo

De acordo com o secretário de Saúde Lucas Abreu, a campanha abrange todos os bairros do município, com o objetivo de alcançar o máximo de homens.

O primeiro dia de atendimento ocorreu na Vila Caçula. “Foi uma tarde produtiva, de acolhimento e com grande procura por parte dos homens”, conta Lucas.

Ele ressalta que o intuito da campanha é levar a conscientização para o público-alvo. Dessa forma, além de orientar, há a possibilidade de fazer os exames preventivos.

Atendendo cada bairro, por meio de cada uma das unidades de saúde, a campanha se concretiza. “Nosso trabalho, enquanto secretaria, é incentivar ao máximo, para fazer com que as pessoas se previnam”, enfatiza o secretário.

Encerramento

A campanha terá fim no dia 30 de novembro, na Unidade 24 horas e no Posto de Saúde Jardim Santana, no centro de Cantagalo. “Vamos atender os homens que não conseguiram comparecer nas datas previstas para fazer o exame”, afirma Lucas.

Para fazer os exames, é preciso estar atento as datas e horários de atendimento em cada unidade de saúde.

Cronograma

Quinta-feira (17)

Vila Nova – Centro Comunitário

Quinta-feira (24)

Vila Chimin – Centro Comunitário

Sexta-feira (25)

Cavaco – Posto de Saúde

Quarta-feira (30)

Unidade 24 horas (antigo hospital) e Posto de Saúde Jardim Santana (nova unidade)

Secretário Lucas Abreu (segundo da direita para esquerda), equipe de Saúde e moradores na unidade da Vila Caçula – Foto: Assessoria