Educação de Espigão promove curso de primeiros socorros para profissionais da área

Agentes da Defesa Civil, Samu e Grupo de Escoteiros Tarumã aplicaram procedimentos e orientações à serem tomados em situações de risco de vida

A secretaria de Educação de Espigão Alto do Iguaçu realizou um curso de primeiros socorros destinados aos profissionais da educação. Os procedimentos e orientações foram aplicados pelos Agentes da Defesa Civil, Samu e Grupo de Escoteiros Tarumã. O objetivo do curso é ampliar a prática das técnicas de emergência visando a capacitação dos profissionais da rede municipal, para que possam atender de forma correta, alunos e demais pessoas em caso de acidentes, mal súbito ou em situações de perigo de vida. Os procedimentos mantém os sinais vitais e tentam evitar a piora do estado do indivíduo até que o socorro especializado atenda o paciente.

Prática

Segundo a secretária de Educação Susi Maciel Velho, os professores aprenderam os procedimentos de primeiros socorros, como reanimação cardiopulmonar, manobra para desengasgo, prática de técnicas de curativos em ferimentos e lesões, entre outros, através de simulações de situações que podem acontecer no cotidiano.

“Este curso está sendo aplicado dentro do estudo e planejamento no calendário escolar, onde os agentes da Defesa Civil e equipe do Samu ensinam aos profissionais da educação como agir em situações de emergência e tomar as primeiras atitudes com a vítima” diz Susi.

Para Susi a importância do treinamento é preparar os profissionais para aturem em caso de uma situação em que precisem ser prestados os primeiros atendimentos de auxílio imediato, por meio da aplicação correta das práticas.

“Acho muito importante, pois quando houver um caso desses em sala de aula, eles poderão colocar em prática o que aprenderam e salvarão vidas, mesmo antes da chegada do SAMU no local do acidente”.

Presenças

Estiveram presentes no treinamento o prefeito Agenor Bertoncelo, o secretário de Planejamento e Finanças Nelto Cela Zolet; o coordenador da Defesa Civil Emerson Viana, o comandante Cabo Ércules Eurico Ferreira do Bombeiro Comunitário de Quedas do Iguaçu, o socorrista Andrei do SAMU, o Grupo de Escoteiros Tarumã.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail