Em Porto Barreiro, Programa Saúde dos Olhos dará óculos a quem precisa

O projeto atenderá famílias de baixa renda e dará 15 óculos por mês

Nesta semana, o prefeito de Porto Barreiro, Vanderlei Volff, sancionou a lei que possibilita o programa Saúde dos Olhos, de autoria do Executivo, do secretário de Saúde Vilmar Rochi e da funcionária responsável pelo TFD, Cleci Silmara Silva. O programa tem por objetivo dar óculos a quem precisa e não tem condições de comprar.

Segundo Vilmar Rochi, desde o início da gestão  verificou-se  que o município tem uma grande demanda de pessoas carentes que necessitam de óculos, inclusive muitas crianças, que acabam tendo dificuldade de aprendizado devido ao problema de visão. “Estamos fazendo um esforço para ajudar especialmente as famílias de baixa renda, que com a pandemia perderam ainda mais o poder de compra, impossibilitando a aquisição de óculos”.

O secretário conta que foi feito um estudo junto à assessoria jurídica do município, para ver qual seria a melhor forma de realizar o programa e a decisão foi de transformar em lei, para que tudo fosse feito dentro da legalidade. “A ideia é atender a 15 pessoas por mês, contemplando famílias que tenham renda de até dois salários mínimos”.

Os recursos para o programa serão da Saúde, mas a avaliação e acompanhamento serão  feitos pela Assistência Social.

Como solicitar

Para fazer a solicitação, é necessário apresentar o receituário médico oftalmológico atestando a necessidade do uso de óculos. A concessão do benefício obedecerá ordem cronológica de requerimento, sendo que serão priorizadas pessoas com deficiência, idosos e crianças.

O projeto foi aprovado pela Câmara, sancionado pelo prefeito e agora será feito o processo licitatório. Daqui a aproximadamente um mês, o ” Saúde dos Olhos” já estará atuando.