Espigão Alto: comunidade Indígena do Pinhal receberá nova UBS

O antigo Posto de Saúde havia sido interditado pela 10ª Regional de Saúde

Em comemoração ao Dia do Indígena a comunidade Pinhal de Espigão Alto do Iguaçu, composta de 110 famílias de etnia Guarani, esteve em festa no último sábado (7), onde foram servidos cerca de 550 quilos de churrasco. Além do almoço o ponto alto da festa foi o anúncio feito pelo prefeito Agenor Bertoncelo, da conquista de recursos na ordem de R$ 250 mil, para construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).

O antigo Posto de Saúde havia sido interditado pela 10ª Regional de Saúde, o investimento na nova unidade será de R$ 250 mil. “Esses recursos vieram via deputado estadual Ademar Traiano. Desde o nosso 1º mandato sempre tratamos com muito respeito e dignidade as famílias indígenas e essa nova UBS era uma necessidade urgente que esperamos encaminhar para o processo de licitação nos próximos dias”, enfatizou Bertoncelo.

Alívio ao Sistema de Saúde

De acordo com o secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, desde o início desta gestão alguns problemas crônicos dentro da comunidade estão sendo enfrentados para resolvê-los. “Temos levado ao conhecimento das autoridades as questões de saúde indígenas. Em janeiro de 2021 identificamos um sistema precário de atendimento e uma vistoria técnica optou por interditar o espaço antigo. Temos um carinho e respeito pelas famílias indígenas e o que estiver ao nosso alcance não vamos medir esforços em fazer as melhorias necessárias e disponibilizar as equipes de profissionais necessárias”.

O secretário falou da alegria e alívio quando o prefeito Agenor apresentou o convênio liberando os recursos para construção da nova UBS. “As comemorações foram importantes na data ontem, não só pelo dia dos indígenas, das boas parcerias com as lideranças da comunidade e também pelo dia das Mães, a qual rendemos nossas homenagens”, enalteceu Jocemar.

“Um dia comemorativo para nossa comunidade e com o anúncio trazido pelo prefeito Agenor nos deixa contente e feliz pelas conquistas para famílias da comunidade Pinhal. Tínhamos um mini Posto Saúde que não estava dando o suporte necessário e essa conquista mostra a importância das parcerias com os gestores públicos”, comentou o Cacique Antoninho Karai Delani “Toninho”.

Presenças

Prestigiaram o almoço festivo os secretários municipais: Sandra Bertoncelo, Flávio Dreher, Jocemar Mendes e Nelto Zolet, o presidente da Câmara de Vereadores, Edimir Czechoski “Chuvisco”, vereadores: Nelson Suldovski “Juca”, Rogério Porca Véia, professores, representantes da Funai e lideranças indígenas.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail