Morre aos 86 anos René Dotti

Morreu nesta quinta-feira (11) aos 86 anos, vítima de uma parada cardíaca, o advogado e professor da Universidade Federal do

Morreu nesta quinta-feira (11) aos 86 anos, vítima de uma parada cardíaca, o advogado e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), René Ariel Dotti.

A informação foi confirmada em nota da banca Dotti e Advogados. Ele deixa esposa e duas filhas.

Abaixo a íntegra do comunicado:

“A Dotti e Advogados comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu fundador, professor René Ariel Dotti, 86 anos, ocorrido nesta quinta-feira (11), em sua residência. Dotti formou-se em Direito pela UFPR e começou a atuar na advocacia nos anos 50.

Destacou-se na luta contra a ditadura militar, defendendo jornalistas, sindicalistas, professores, estudantes e tantos quantos foram perseguidos pelo regime. Por quase seis décadas, Dotti contribuiu com o ensino jurídico, com diversos livros e pareceres.

Dotti deixa a esposa Rosarita, as filhas Rogéria e Cláudia, e os netos Gabriel, Pedro, Lucas e Henrique, além de uma legião de admiradores na área do Direito e em todas as esferas da sociedade.”

Além de advogado e professor, ele também foi secretário da Cultura do Paraná e crítico de literatura e teatro. Teve grande atuação na luta pela redemocratização do Brasil e na defesa dos perseguidos pela repressão.

Seus livros lhe deram uma cadeira na Academia Paranaense de Letras (confira as obras aqui). Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento do professor René Dotti.