Paraná recebe novas doces de vacina antirrábicas humana
Dez mil novas doses foram recebidas o suficiente para atender a demanda mensal das regionais de Saúde
A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na última terça-feira (20), dez mil novas doses da vacina antirrábica, que previne contra o vírus da raiva em humanos. As doses foram distribuídas ontem (21) e são o suficiente para atender a demanda mensal das regionais de Saúde.
A Sesa destaca que nem todos os casos de acidentes antirrábicos necessitam de vacina e que as equipes de saúde dos municípios devem avaliar caso a caso. Acidentes causados por animais sadios, e passíveis de observação, podem ser dispensados de profilaxia antirrábica.
Indicação da vacina
Em caso de mordedura, lambedura ou arranhadura de mamíferos contaminados pode ocorrer o contágio. Além de cães e gatos, animais silvestres, como morcegos de qualquer espécie, raposas, quatis e saguis, também podem transmitir a doença. O esquema de vacinação antirrábica pós-exposição é composto de quatro doses, aplicadas durante três semanas.
Prevenção
Além da vacina, alguns cuidados e medidas simples podem ajudar a evitar a infecção. Após ser agredido por um animal, uma das ações é lavar o local da lesão com água e sabão para a remoção de sujeiras, incluindo a saliva. A pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de Saúde e relatar o ocorrido ao profissional, que avaliará o ferimento e gravidade do caso.