PCPR oferece símbolos do TEA que podem ser incluídos no RG de forma online

O serviço é acessível a todas as pessoas que possuam o documento no Paraná e está disponível na 2ª Via Fácil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), oferece de forma online a inclusão do símbolo de representação da comunidade autista na carteira de identidade (RG). O serviço é acessível a todas as pessoas que já tenham o documento no Paraná e está disponível na 2ª Via Fácil através do site na aba ‘documentos’. Símbolos de deficiência auditiva, visual, física e intelectual também poderão ser inseridos nesse serviço.

O diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, afirma que o público reivindicava por esse serviço. “Agora, quem possui RG no Paraná não precisa levar o filho com autismo ao posto de identificação, assim como pessoas com deficiência também podem ser poupadas do atendimento presencial”.

Simbologia
O laço colorido, que identifica as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um dos símbolos que podem ser inseridos no RG, facilitando a vida desses cidadãos. Observações de saúde sobre doenças, deficiência e tipagem sanguínea também podem ser incluídas no RG, além de outros documentos de uso cotidiano do cidadão.

O coordenador estadual da Associação Brasileira de Pessoas Autistas, Fulvio Pacheco, afirma que inserir o símbolo do autismo na carteira de identidade garante acessibilidade a esse público. “Já possuímos a carteirinha estadual para uso em estabelecimentos, mas ao obter a carteira de identidade com o símbolo garante o uso em qualquer lugar do país”.
A oferta do serviço pela internet é outra funcionalidade elogiada por Pacheco, já que para muitos autistas é difícil se socializar

2ª Via
Pessoas com autismo precisam anexar o laudo médico do transtorno no momento de pedir a 2ª Via Fácil. Antes de iniciar o processo pelo site, é importante que o cidadão obtenha todas as imagens no celular ou computador para poder anexá-las quando o sistema solicitar.

A imagem de cada um dos documentos a serem anexados deverá estar em formato .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. Para facilitar, o usuário poderá fazer uma fotografia do documento, sem precisar digitalizá-lo em um aparelho scanner. Ao final da solicitação o usuário receberá um SMS no celular cadastrado, para confirmar o pedido da solicitação.

Para realizar o pedido e obter a 2ª Via Fácil, acesse o site.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail