Pinhão realiza programação do Outubro Rosa

Além do horário de atendimento estendido nas unidades de Saúde, já ocorreu uma caminhada alusiva na semana passada

O câncer de mama e de colo de útero ainda ceifam a vida de muitas mulheres no Brasil.  Isso é preocupante, pois, com cuidados básicos, é possível evitar dores e perdas.

Diante disso, em Pinhão, a campanha Outubro Rosa visa a conscientização chama a atenção das mulheres para a importância de se cuidar e, literalmente, se tocar.

Não há idade para se cuidar

Segundo a enfermeira Meuri Gonçalves de Macedo, coordenadora da Atenção Primária da secretaria de Saúde do município, já foram registrados neste ano vários casos de câncer de mama e de colo de útero avançados, com pacientes de idades que variam de 20 a 40 anos.Todas estão em tratamento.

Para Meuri, um dos motivos para o aumento de casos é que, com a pandemia, o setor de mamografia e coleta de preventivos ficou fechado, e, após o retorno, as mulheres sentiram-se inseguras em ir aos postos para realizar os exames.

“É preciso fazer o autoexame e colocar os demais em dia. Tomando todos os cuidados, usando máscara, tendo o distanciamento físico e  uso do álcool, que a pandemia exige, elas podem ir tranquilamente realizar a coleta para o preventivo e agendar a mamografia”, diz.

Meuri e a equipe de enfermagem decoraram a entrada do Posto de Saúde Central de forma a chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a saúde. Junto com o secretário de Saúde, Alain Cesar Abreu, organizaram uma programação especial em outubro.

Horário Estendido

Durante todo o mês, a cada dia um dos espaços de saúde dos bairros e o Posto Central funcionará com horário estendido das 17 até as 21 horas para atender exclusivamente às mulheres.

A equipe de enfermagem realizará o preventivo, o agendamento da mamografia e tirará dúvidas.

Nas segundas-feiras, o atendimento será na Clínica da Mulher, nas terças no Posto Central, nas quartas no posto do bairro São Cristóvão e nas quintas no posto do bairro da Vila Caldas.

No interior, também haverá um atendimento especial. Os horários devem ser consultados com a equipe que atende cada região.

Uma tarde de cuidados e informações

Na sexta-feira (8) as secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social se reuniram com entidades como a Associação Pais e Amigos dos Surdos de Pinhão e realizaram uma caminhada pelo Outubro Rosa.

Saindo da Praça São Cristóvão, próxima ao trevo principal do município, percorreu toda a avenida Trifon Hanyscz, indo até a Praça Darci Brolini, onde deram um abraço simbólico no lago da praça como se abraçassem todas as mulheres.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail