Programa ‘Sorrindo para o Futuro’ atende cerca de 400 crianças em Virmond
Ao avaliar alunos de zero à 12 anos do Cmei Mundo Encantado e Escola Henrique Krygier, mais da metade foram encaminhadas ao dentista. “É necessário redobrar a atenção quando trata-se de saúde infantil”, desta coordenadora Ana Segundo
Ao priorizar a conscientização da saúde bucal desde a infância, a equipe odontológica de Virmond, promoveu a primeira edição do projeto ‘Sorrindo para o Futuro’. Cerca de 400 crianças, de zero à 12 anos, que estudam no Centro Municipal de Educação Mundo Encantado e Escola Municipal Henrique Krygier foram avaliadas. “Como trabalhamos no posto de Saúde, percebemos que há uma grande demanda nesse sentido. Entendemos que a prevenção deve começar na infância, promovendo hábitos saudáveis desde cedo. Foi isso que nos motivou a criar esse projeto”, conta a coordenadora de Saúde Bucal, Ana Cristina Segundo.
Princípios
Conforme Ana Cristina, o projeto tem por objetivo a educação em saúde bucal, prevenindo e orientando alunos e pais quanto a importância da escovação e higienização desde o início da idade escolar. “Esta é a primeira etapa de um programa idealizado de forma urgente. É necessário redobrar a atenção quando se trata de saúde infantil”, informa Ana.
A primeira etapa do programa foi realizada em 12 de junho, na escola no Cmei, com a triagem e identificação dos casos mais urgentes. “A dentista, Dra. Larissa Andrade avaliou todas as turmas. Os alunos que precisam de encaminhamento receberam um bilhete para agendarem atendimento no posto de Saúde. Assim, o trabalho deu continuidade”, conta a coordenadora.
Casos em evidência
Ana destaca que os casos encaminhados preocupam a equipe. Das 400 crianças avaliadas, cerca de metade apresentaram necessidade de tratamento dentário. “Vale ressaltar que semanalmente, a equipe promove a ação de escovação e flúor nas duas redes de ensino. Para que o projeto tenha sucesso, é necessária cooperação dos pais e responsáveis”, ressalta.
Expectativa e planos futuros
Encabeçado em um período de férias, Ana conta que não imaginava um retorno positivo na questão de agendamentos no posto, mas estava equivocada. “A procura por horários foi gigantesca. Os pais nos mandam mensagem todos os dias para encaixe. Graças ao empenho, colhemos bons resultados. Esse projeto trará uma conscientização importante para a comunidade, reforçando a parceria entre saúde e famílias”, demonstra.
Conforme ela, em forma de auxiliar e engrandecer o projeto, a secretaria de Saúde entregará kit de higiene bucal à rede de ensino nas próximas etapas. “A expectativa é que o projeto alcance resultados positivos e possamos ampliar as etapas para abranger ainda mais crianças no futuro. Planejamos realizar a segunda etapa da triagem daqui a quatro ou seis meses, para reavaliar todos os alunos novamente e continuar com esse importante trabalho de prevenção e cuidado com a saúde bucal das crianças”, completa a coordenadora.