Responsivo

Quedas recebe veículo fumacê para intensificar combate à dengue

O carro realizará a pulverização com o inseticida Cielo pelas ruas da cidade, com intervalo de três a cinco dias entre as aplicações em cada localidade

Um veículo fumacê da secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está previsto para chegar a Quedas do Iguaçu no domingo (3), como parte das medidas para enfrentar a situação epidêmica da dengue na cidade. A chegada visa reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Importância
O prefeito Elcio Jaime da Luz (PSD) destacou a relevância do reforço do veículo fumacê, e a importância da colaboração da população na remoção de criadouros do mosquito da dengue e na continuidade do uso de repelentes. “A população deve ficar atenta aos locais que podem acumular água parada, como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas. É importante eliminar esses focos para evitar a proliferação do mosquito. Principalmente nesses dias de chuva, intercalados com calor intenso, é tudo que o mosquito precisa”, destacou.

Recomendações e especificidades
O veículo realizará a pulverização com o inseticida Cielo pelas ruas da cidade, com intervalo de três a cinco dias entre as aplicações em cada localidade. Está prevista a permanência da equipe em Quedas por um período de 15 a 20 dias. “Se estiver ventando ou chovendo, não tem operação. Interrompemos e fazemos em outro dia. Por isso, a previsão de permanência por mais tempo”, destaca um dos motoristas responsáveis.

Apelo à colaboração
É enfatizada a importância de os moradores abrirem portas e janelas durante a passagem do veículo em frente às residências. Os pulverizadores acoplados nos veículos dispersam o inseticida em partículas de 15 micras, permitindo uma aplicação rápida e uniforme em áreas extensas. “O inseticida não faz mal aos seres humanos, é letal apenas para insetos”, ressalta Batista, membro da equipe.