Responsivo

Corpo de Bombeiros recebe equipamentos avaliados em R$ 500 mil

Em solenidade, a equipe foi contemplada com um veículo 4×4, um bote, almofadas pneumáticas e um conjunto de desencarcerador. Os novos itens foram viabilizados pelo deputado Artagão Junior (ao centro)

Na manhã de ontem (29), o Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi palco de um evento significativo para a segurança da região, com a cerimônia de entrega de novos equipamentos de salvamento veicular. Essas ferramentas de última geração, que incluem um desencarcerador elétrico a bateria, um conjunto de almofadas pneumáticas, uma embarcação para auxiliar em alagamentos e uma caminhonete Frontier, destinada a operações de busca e salvamento em áreas de difícil acesso, visam fortalecer ainda mais a capacidade de resposta e resgate em situações de emergência na área.

Os itens, avaliados em aproximadamente R$ 500 mil, foram adquiridos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, e viabilizados pelo deputado estadual Artagão Junior, que participou da entrega.

Equipamentos de qualidade

Durante a cerimônia, o comandante do 12º Grupamento de Bombeiros, Tenente Coronel José Adriano Prado Spak, expressou sua satisfação com a chegada dos novos equipamentos, destacando sua importância para o trabalho dos bombeiros na região. Ele enfatizou que esses recursos modernos irão agilizar o atendimento às vítimas, especialmente em ocorrências na BR-277, onde colisões são comuns. “Nos últimos cinco anos, mais de mil ocorrências foram registradas na rodovia. Entretanto, é sempre uma grande satisfação retornar à Laranjeiras e trazer novidades. Quanto à demanda, posso afirmar que, em termos de materiais e equipamentos, não só Laranjeiras do Sul, mas todos os quartéis do 12º Grupamento de Bombeiros estão bem equipados. Este novo equipamento, especialmente projetado para atender às demandas da 277, será fundamental para as ocorrências de colisões enfrentadas diariamente”, disse ele.

Agilidade no atendimento

De acordo com o 2º Tenente QOBM, Vinicius Montaguti Farinha, que atua em Laranjeiras, as novas ferramentas certamente facilitarão o trabalho da equipe, que atende a maioria dos acidentes na BR. “A chegada dos equipamentos é muito importante tanto para a vítima quanto para a população. É isso que realmente importa, nossa atividade principal. A chegada dos novos itens proporcionarão rapidez e agilidade no atendimento às vítimas, além de maior conforto durante o atendimento, com menos barulho e mais leveza para os bombeiros”.

Conforme Montaguti, desde que o pedágio parou, os acidentes aumentaram e com isso, a demanda de trabalho do batalhão também. “Sempre orientamos os motoristas a dirigir com segurança. A maioria dos acidentes são de ultrapassagem, então é preciso não apenas cuidar de si, mas do próximo também”, disse ele.

Além disso, o 2º Tenente também enfatiza a parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Antes da chegada deste serviço, o Corpo de Bombeiro atendia casos clínicos eventualmente. Agora, com essa parceria, nosso dia a dia e o atendimento à população ficaram muito mais fáceis”, completa Montaguti.

Ampliação do Quartel

O prefeito Berto Silva (Pode) expressou sua satisfação durante a entrega dos novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul, destacando-os como mais um passo significativo para fortalecer a capacidade de resgate e salvamento de vidas. “Fico muito feliz em estar aqui e poder participar de mais uma etapa que aprimora o trabalho do Corpo de Bombeiros”.

Segundo ele, foi neste espaço, durante seu primeiro mandato, que os Bombeiros Comunitários foram estabelecidos, em parceria com o então governador Roberto Requião, em um terreno cedido pelo município e com um prédio construído pelo Estado. “Desde então, muitos avanços foram registrados, incluindo a transição para uma força militarizada e o desenvolvimento de um batalhão equipado com tecnologia de ponta para servir não apenas Laranjeiras, mas toda a região”.

“Agora, com novos equipamentos, também vale ressaltar a expansão e reforma do prédio do Corpo de Bombeiros, financiada inteiramente pelo município. A presença do batalhão militar na cidade é um símbolo do progresso, modernidade e segurança que a comunidade desfruta nos tempos atuais”, finaliza o prefeito.