Saúde: Sesa emite nota orientativa para prevenção da gripe na escolas do Paraná

O documento ressalta a importância da vacinação contra a Influenza e a Covid-19 e a intensificação das ações que possam minimizar a transmissão dos vírus respiratórios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou, na última segunda-feira (02), a Nota Orientativa nº 5/2025, com o objetivo de guiar as instituições de ensino na prevenção e manejo de casos de Síndrome Gripal (SG). Essa medida se mostra necessária devido ao aumento na circulação de vírus respiratórios, especialmente entre crianças e adolescentes, durante este período do ano.

Prevenção e contenção da gripe nas escolas

A Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa enviou às escolas diversas recomendações para conter a propagação da gripe. O documento aborda a prevenção tanto em casos isolados quanto em surtos de Síndrome Gripal, definidos como a ocorrência de pelo menos três casos em um ambiente restrito (como uma mesma turma), com um intervalo de até sete dias entre o início dos sintomas e um vínculo epidemiológico entre eles.

Medidas Essenciais e Importância da Vacinação

A nota reforça a importância da vacinação contra a Influenza e a Covid-19 para prevenir quadros graves e óbitos. Além disso, enfatiza a necessidade de intensificar ações que minimizem a transmissão de vírus respiratórios, tais como:

  • Higienização das mãos, especialmente antes de comer.
  • Uso de lenço descartável para a higiene nasal.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explica que o objetivo é “reforçar as recomendações às instituições de ensino para ficarem atentas nesse sentido, para cuidarem de nossas crianças e adolescentes durante este período mais frio”. Ele ressalta que crianças em ambientes fechados, com maior contato e menor circulação de ar, tendem a favorecer a transmissão de vírus respiratórios.

Cenário vacinal no paraná e campanhas

Até o momento, no Paraná, a cobertura vacinal contra a Influenza para os grupos prioritários (gestantes, crianças e idosos indígenas) está em 40,80%. A meta é alcançar pelo menos 90% desses grupos. Em abril, o Governo do Estado deu início à Campanha de Vacinação nas Escolas, uma iniciativa conjunta das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa), que envolveu escolas públicas e privadas em todos os 399 municípios.