Temperaturas frias podem causar dores no corpo

Este efeito é o resultado da tensão que os músculos adquirem a mais nesse clima e da falta de movimentos em dias mais frios

Após alguns meses com os termômetros marcando temperaturas acima dos 25ºC, grande parte do país recebeu uma frente fria a partir desta sexta-feira (29). Além das gripes e resfriados comuns a essa estação do ano, o tempo frio pode causar reflexos e alguns problemas na saúde da população.

Segundo os especialistas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), as dores são resultados da tensão que adquirimos a mais no corpo e da falta de movimentos em dias mais frios. A situação pode agravar as dores de quem já sofre com problemas crônicos, como artrite. “A ciência concorda que há base científica para a dor relacionada à mudança de temperatura, assim a contração excessiva dos músculos gera desconforto devido à tensão muscular, especialmente em pacientes com dores crônicas”, explicam

Músculos contraídos

A medicina concluiu que com a queda da temperatura, os vasos sanguíneos e os músculos do corpo ficam mais contraídos que o normal. “O objetivo é levar sangue para as áreas nobres, como coração e pulmão, e evitar que o sangue circule muito por áreas superficiais, o que leva a ainda mais perda de calor para o ambiente”, diz o médico.

Esse mecanismo pode resultar na falta de sangue nas extremidades, como mãos e pés, e articulações, como os joelhos, tornando o líquido dessas articulações mais viscoso, diminuindo a lubrificação e, por consequência, piorando as dores. “A queda da temperatura altera também a pressão do ar e isso pode deixar as terminações nervosas da cartilagem mais sensíveis, gerando mais dor e desconforto”, continua.

Exercícios físicos

Para suavizar esses efeitos, o especialista propõe que a prática de exercícios físicos durante os dias frios e os meses de inverno seja mantida pelos pacientes.

“Além de aumentar a temperatura corporal e fazer o sangue circular pelas extremidades e articulações, o exercício vai evitar que você perca massa muscular e sobrecarregue as articulações que já sofrem com dores crônicas.”

Além disso, deve-se manter sempre aquecido com roupas adequadas que favoreçam a troca de calor com o ambiente. Aumentar o consumo de sopas e chás também são práticas que podem ser adotadas.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail