Encontro de ciência, inovação e tecnologia em Guarapuava
Quinto encontro ‘Parques Tecnológicos do Paraná’ registrou números recordes de ambientes credenciados e de participantes nas palestras e painéis
O ‘Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná’, em Guarapuava, alcançou números recordes de ambientes credenciados e participantes nas palestras e painéis, totalizando cerca de 460 pessoas.
Na abertura do evento, o Governo do Estado anunciou um aporte de R$ 34 milhões para o fomento de ambientes promotores de inovação em todas as regiões do Paraná, provenientes de recursos próprios e de parceiros institucionais. A assessora técnica da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Erika Dmitruk, abordou a construção da Pecti, destacando a importância de reunir interesses de áreas como ciência, empresas, Estado e sociedade.
Destaque
A Pecti encontra-se em processo de elaboração coletiva por meio de consulta pública, aberta a contribuições de todos os cidadãos paranaenses até 8 de dezembro. A consulta pode ser acessada na página da Pecti. Erika ressaltou a preocupação do Governo do Estado em estabelecer indicadores para medir a qualidade das políticas, incluindo mecanismos de avaliação de impactos sociais com participação pública e revisão por pares ampliada.
Marco Aurélio Pelegrina, diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, pontuou a importância do debate sobre a legislação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o avanço em diversas áreas no Estado. Ele salientou que as regras e normas fornecem orientação para o progresso, e a Seti busca incentivar e apoiar projetos que promovam avanços tecnológicos.
Os R$ 34 milhões destinados para fomentar ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação serão disponibilizados por meio de duas chamadas públicas a serem lançadas até o início de dezembro. Um dos editais contemplará projetos de instituições de ensino superior e pesquisa, enquanto o segundo será voltado para outras organizações do setor público e privado. O evento também contou com a parceria do Sebrae/PR, que disponibilizará 4 mil horas em consultorias para ambientes de inovação.
Local
O encontro ocorreu no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava, contando com a colaboração da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei), Agência Araucária e Sebrae. Foram entregues 188 certificados aos representantes dos novos ambientes de inovação credenciados pelo Separtec.