7 dicas para economizar dinheiro durante a faculdade

Dica bônus: fique de olho ainda em oportunidades de estágio

Quando traçamos um objetivo na vida, precisamos ter em mente os benefícios futuros e os sacrifícios necessários para conquistá-lo. Se essa meta é fazer uma faculdade, a privação nem é tão difícil assim. Basta se organizar para manter o dinheiro no lugar certo. Reunimos 7 dicas para te ajudar nesse momento.

1. Faça um controle de gastos

Faça uma planilha com suas entradas de um lado e suas saídas de outro. Especifique cada um dos itens e não tenha medo de ser detalhista.

2. Digitalize-se

A tecnologia também pode ajudar a economizar, como, por exemplo, livros. Versões digitais são mais baratas, além de ocuparem menos espaço em casa e não pesarem na mochila. Outra facilidade proporcionada pela internet são os cursos online que podem ser mais baratos ou até gratuitos.

3. Frequente sebos e bibliotecas

Uma possibilidade para economizar com os livros também é usar a biblioteca. Todaboa instituição de ensino superior possui os livros recomendados por seus professores. Saiba aproveitar esse espaço não só para procurar o material que precisa, mas para estudar e fazer seus trabalhos.

4. Otimize seu transporte

Se a distância for grande, dê prioridade ao transporte público. Apesar da comodidade do carro, com o alto custo dos combustíveis, sempre vai sair mais caro. Outra ideia é organizar um rodízio de carona com os colegas. Além da economia, vocês contribuirão para um trânsito mais tranquilo.

5. Traga seu lanche de casa

Prefira trazer seu próprio lanche de casa em vez de comprar nas cantinas da faculdade, que normalmente tem valores maiores e que não tem as opções mais saudáveis.

6. Use e abuse da carteirinha de estudante

Dê prioridade a lugares que aceitem a carteirinha de estudante, como shows, teatro e cinema. E se possível reserve um recurso no seu orçamento somente para aquela festa especial que você não pode perder.

7. Aproveite áreas ao ar livre para praticar exercícios

Fazer uma atividade física é muito importante durante a faculdade e ajuda a manter a saúde em dia e a mente longe do estresse. Existem alternativas de graça, como andar de bicicleta, correr ou caminhar.

Dicas de vestibular pela pedagoga Terezinha Roxa

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail