Abastecimento de água de Três Barras entra em alerta

O rio Trigolândia que abastece a cidade está com redução de 60% no volume

A falta de chuvas regulares, aliada à prolongada estiagem que afeta o Paraná, pode afetar o abastecimento de água da cidade de Três Barras. O Rio Trigolândia, que abastece o município, apresenta redução de 60% no volume de água disponível para captação e tratamento, colocando o sistema em risco de rodízio já na próxima semana.

Sanepar pede cautela

O gerente regional da Sanepar Rodolpho Tanaka Savelli pede que a população reduza o consumo de água, a fim de postergar a necessidade de aplicação do rodízio no abastecimento. “Entendemos que as altas temperaturas e a falta de chuva propiciam o aumento no consumo. Porém, a situação exige cuidados. A água deve ser priorizada para alimentação e higiene pessoal”, alerta o gerente.

Dicas e orientações para economia de água:

•Tomar Banho: em cinco minutos de banho são gastos aproximadamente 30 litros de água.

•Escovar os dentes e fazer a barba: em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de 13 litros de água. Não faça a barba durante o banho, para reduzir o tempo de chuveiro ligado.

•Usar vaso sanitário: as caixas de descarga acopladas podem reduzir a vazão em um litro, se uma garrafa pet com esse volume, cheia de pedra ou água, for colocada na caixa. Isso economiza um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Para uma família de quatro pessoas, a economia em um mês pode chegar a 480 litros.

•Lavar louça: o ideal é acumular a louça. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada.

Carro e calçadas: deve-se reutilizar a água que sai da máquina de lavar roupa. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro.

Vazamentos: um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3,2 mil litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a cada 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia.

Contato

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail