Agricultores de Virmond já podem aderir à cama aviária

A entrega do fertilizante acorrera a partir do dia 10 de abril.

Estão abertas as inscrições para os agricultores que se interessam em receber a cama aviária, para o incentivo de fortalecimento à produção agrícola em Virmond.

Segundo o secretário de Agricultura Vilson Buskevicz, as inscrições iniciaram nesta semana, sendo que todos os produtores interessados devem procurar a secretaria de agricultura, com documentos RG, CPF e Certidão negativa do município e realizar a inscrição.

Cama viária

É feita com o aproveitamento do substrato que forra o piso de viveiros e galpões avícolas – a chamada cama de frango. Após a limpeza do ambiente para receber um novo lote de aves, esse material não deve ser descartado, mas sim aproveitado como adubo, trazendo benefícios para plantios e pastagens.

Formada por casca de arroz, sabugo de milho triturado, serragem grossa de madeira ou capim picado, a cama é depósito de dejetos, penas e sobras de ração do sistema de criação de frangos. Após o ciclo de cerca de 40 dias de engorda de pintinhos, a quantidade do material gerada é de cerca de dois quilos por animal alojado.

A cama aviaria é o resíduo final da engorda de frangos em granjas, na qual possui uma concentração muito alta de matéria orgânica além de ser rico em nutriente principalmente nitrogênio e fósforo, além de muitos outros, sendo estes dois muito importante para a fertilidade de solo.

Solos que são pobres em matéria orgânica ou possui baixa fertilidade, pode-se utilizar essa cama aviaria para melhorar, e consequentemente aumentar a produtividade nas propriedades com um custo mais baixo. Podendo então ser utilizado em lavouras, e pastagens melhorando os aspectos nutricionais para as plantas.

O valor praticado é R$ 124 por tonelada, mais frete com caminhão do próprio município do Virmond, sendo que o espalhamento é por conta do produtor. Para o produtor que deseja que o caminhão faça o espalhamento em sua área, virá o caminhão da própria empresa, porém com um valor de R$ 184 por tonelada. A forma de pagamento, será via boleto com prazo de 30 dias para pagar.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail