Alexandre Curi e Cristina Silvestri estreitam parcerias com deputado de Luxemburgo

O parlamentar luxemburguês Frank Engel, a 3ª vice-presidente da Assembleia, deputada Cristina Silvestri (PSDB), e o 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD)

A Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX) está organizando um encontro especial na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nos dias 08 e 23 de agosto. O principal propósito é apresentar os esforços realizados pela instituição, fortalecer os laços entre a comunidade luxemburguesa no Paraná e, sobretudo, aprofundar as relações políticas entre as nações, com destaque não apenas para o Grão-Ducado de Luxemburgo, mas também para o Parlamento Europeu.

Apresentações

No dia 08, o deputado Frank Engel, fundador e presidente do Partido Fokus, visitou a Alep e foi recebido pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela terceira vice-presidente, deputada Cristina Silvestri (PSDB). Ambos parlamentares paranaenses possuem cidadania luxemburguesa.

Após uma recepção na sala da primeira secretaria da Casa, foi conduzida uma visita guiada à Assembleia Legislativa, seguida de uma reunião no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio. Durante a conversa, foram apresentadas brevemente aos convidados e autoridades locais as implicações da comunidade luxemburguesa do Paraná nas eleições europeias.

Em 23 de agosto, a Assembleia dará as boas-vindas à deputada Isabel Wiseler, do Partido Popular Social Cristão (CSV), e ao sr. Claude Wiseler, ex-Ministro do Desenvolvimento Sustentável e Infraestrutura de Luxemburgo, que atualmente integra o Parlamento Luxemburguês pelo (CSV).

Estreitando parcerias

Alexandre Curi, expressou sua gratidão pela visita da comitiva de Luxemburgo e ressaltou que muitas famílias tradicionais paranaenses têm suas raízes em Luxemburgo, especialmente na região de Rio Negro e União da Vitória. “Colaborar nessa parceria entre o país e Brasil é uma honra. A visita desempenha um papel crucial no progresso de diversos aspectos. Estamos até considerando a criação de uma praça em Rio Negro para homenagear esses imigrantes e eternizar a influência de Luxemburgo na formação do Paraná”, disse Curi;

Cristina Silvestri (PSDB) enfatizou o prazer em receber o deputado Frank. “Estamos discutindo maneiras de estreitar laços com cidades parceiras, estabelecer convênios e, no geral, fortalecer a conexão entre as comunidades no Brasil e em Luxemburgo”.

“Um intercâmbio futuro entre os dois países está sendo construído, e muitos descendentes de imigrantes estão descobrindo que também podem reivindicar a cidadania luxemburguesa. Nosso objetivo é integrar a população luxemburguesa em todos os países, para que eles saibam que têm um elo europeu em Luxemburgo que abrange todas essas nações”, enfatizou o deputado Frank Engel.