Alunos, egressos e professores da UFFS publicam livro sobre cultivo de romã

A obra está disponível gratuitamente no site da editora UFFS

A editora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), publicou nesta semana o livro “Aspectos técnicos da cultura da romãzeira”. Esta obra tem autoria de professores, estudantes e egressos da UFFS – campus Laranjeiras do Sul, entre outros profissionais.

Organizadores

O livro tem como organizadores os professores Dra. Cláudia Simone Madruga Lima (UFFS) e Dr. Lisandro Tomas da Silva Bonome (UFFS), além da Dra. Gabriela Gerhardt da Rosa. Segundo a professora Cláudia Lima a ideia da produção da obra surgiu de uma atividade prática da disciplina de Tópicos Especiais em Fruticultura do curso de Agronomia. “Nessa disciplina, os acadêmicos necessitam apresentar um dia de campo de culturas específicas, e que estão cultivadas no Pomar Didático Experimental do Campus, uma delas é a romã. Sempre que os acadêmicos apresentavam o trabalho e mencionavam o quanto era difícil e confuso obter informações sobre a cultura. Dessa maneira, juntamente com o professor Lisandro Bonomi e a Dra. Gabriela da Rosa, nos reunimos e entendemos que com os nossos conhecimentos e experiências poderíamos organizar um material gratuito, de fácil acesso e informativo sobre essa cultura, e então iniciamos o trabalho de produção deste livro”, explica a professora.

Composição da obra

A obra possui oito capítulos, escritos por diversos autores, e reúne informações de pesquisadores, estudantes, produtores e admiradores da cultura da romãzeira, tanto nacionais como internacionais. O livro aborda pontos gerais da fruta, técnicas de plantio, manejo, pragas, doenças, colheita e pós-colheita de romãzeira, com objetivo de difundir os conhecimentos referentes aos aspectos técnicos da cultura.

O livro disponibiliza aos produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação da área das agrárias, assim como ao público em geral que tem interesse e curiosidade sobre o assunto, as informações necessárias para viabilizar o cultivo da romãzeira.

A obra foi produzida com financiamento da Fundação Araucária, através do Programa de Apoio a Publicações Científicas – Fortalecimento de Editoras com a coordenação do projeto de Demétrio Alves Paz. A obra está disponível gratuitamente, nos formatos PDF, e-Pub e Mobi, e na página da Editora UFFS.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail