“Anne de Green Gables”: o livro que virou série de sucesso

A história é um misto de drama motivacional que emociona os leitores

Escrito por Lucy Maud Montgomery, “Anne de Green Gables” é o primeiro de uma série de 8 livros, que conta a história da  jovem órfã Anne Shirley. A história é um misto de drama motivacional que emociona os leitores. Neste primeiro volume ela começa com 11 anos e termina com aproximadamente 16.
A história virou série na Netflix em 2017, lançada com o nome Anne com E.


A história
Os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert são moradores da fazenda Green Gables, que fica no povoado de Avonlea, na Ilha do Príncipe Eduardo no Canadá. Ambos com a idade avançada, decidem adotar um garoto para lhes ajudar nas tarefas diárias. No entanto, por um engano, chega para a dupla uma jovenzinha ruiva cheia de sardas.
Anne Shirley é uma órfã de 11 anos que, após passar por algumas casas em situações precárias, foi deixada em um orfanato. Extremamente sonhadora e romântica, se encanta com a possibilidade de um novo lar e uma nova família. Seu jeito tagarela e divertido acaba conquistando o tímido e calado Matthew, e consequentemente a rígida Marilla. Inicia-se então sua jornada na linda Green Gables.
“Existem tantas Annes diferentes em mim… às vezes, acho que é por isso que causo tantos problemas. Se eu fosse apenas uma Anne, seria tão mais confortável; mas, por outro lado, seria muito, muito menos interessante”, trecho do livro.


Anne Shirley
Todo mundo deveria conseguir enxergar a vida com o otimismo e a beleza de Anne. Ainda que precise mesmo embelezar algumas partes tristes. Isso que a torna mais especial. Ela passou e passa por várias situações desagradáveis, mas consegue tirar delas a força para seguir em frente feliz.
Sua maior aliada é a sua imaginação. Anne colore o mundo à sua volta de forma que tudo sempre seja como um conto de fadas. Mas na verdade acaba mesmo impactando e conquistando todo seu povoado, mudando vidas a partir da dos seus próprios tutores.


Mattew
Matthew Cuthbert poderia ser descrito como: uma das pessoas mais doces que você irá conhecer. Não tem facilidade em conversar com mulheres, e acaba sendo o primeiro a se encantar e defender a garotinha. Com ela, ele nem precisa dizer nada! Ela conversa pelos dois. E como ela o agrada.


Marília Cuchbert
Já Marilla Cuthbert tem uma construção de personalidade incrível. Ela é séria, centrada, rígida. Mas isso não significa que seja mau ou incoerente. Ela e Anne mantém diálogos muito significativos na história, e neles é possível perceber como essa é justa e tem o coração mole pela garota.
“- Se eu não fosse uma menina humana, acho que gostaria de ser uma abelha e viver entre as flores.
– Ontem você queria ser uma gaivota. – Marilla lembrou. – Acho que você é muito 
inconstante”, trecho do livro.


A série
Da série, os cinco primeiros livros já foram traduzidos para o português. Os três últimos tem como protagonistas os filhos de Anne, mas ela aparece na história também. A ordem é:
Anne de Green Gables
Anne de Avonlea
Anne da Ilha
Anne de Windy Poplars
Anne e a Casa dos Sonhos
Anne of Ingleside
Rainbow Valley
Rilla of Ingleside