Candói orienta a população através do projeto Protegendo Uma Nascente

O objetivo é ensinar os produtores sobre a limpeza e preservação das fontes d´água

A secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Candói esteve na comunidade de Igrejinha fazendo a limpeza de uma fonte d’água em uma propriedade rural, através do projeto “Protegendo Uma Nascente”. Com essa ação, a secretaria aproveitou para orientar os moradores sobre a importância da proteção através do plantio de árvores frutíferas, e nativas além explicar como manter o local limpo.

Segundo o secretário George José Rosa, esse projeto foi pensado durante o plano de governo, juntamente com a prefeitura, e tem como objetivo a resolução de problemas hídricos do município. “É um projeto novo em Candói, o qual estamos trabalhando de forma permanente. Começamos a formar uma forte equipe neste ano, e com recursos próprios, procuramos bons profissionais, que estão sendo qualificados por alguns parceiros de Palmas” ressalta.

Viabilização do projeto

Esse projeto foi viabilizado através de uma lei de 2013. George afirma ainda que as famílias interessadas no projeto podem entrar em contato com a secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, munidas do cadastro ambiental e rural e dos documentos pessoais. São pedidas mudas de árvores ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e com a documentação da propriedade, é feito o levantamento e viabiliza-se a melhor solução para a recuperação das nascentes, através do método solo cimento, reitera o secretário.

“Esse serviço é 100% gratuito, e estamos caminhando para fazer a recuperação da trigésima fonte, queremos até o fim do mandato, atingir o maior número de nascentes recuperadas, e minimizar a crise hídrica no município”, conclui.

Como identificar uma nascente

Para proteger é preciso, primeiro, conhecer. Identificar a nascente, entre os três tipos existentes.

•A nascente de fundo de vale, também conhecida por olho d’água, se forma nas depressões de terreno, a partir da água que vem do lençol freático

•A nascente de encosta pode surgir de bolsões de água no solo e tem fluxo temporário ou perene

•A nascente de contato também nasce no lençol freático. Se forma na superfície devido a falhas geológicas com ondulações, semelhantes ao telhado de uma casa.

Limpar a área

Para que nada bloqueie o caminho da água e para garantir a saúde da nascente, ela precisa estar limpa. Livre de folhas, raízes, plantas invasoras e da terra que desliza de encostas e barrancos. O roçado deve ser feito com cuidado para não prejudicar a fonte de água.

Preservar as nascentes pode garantir água limpa e fresca, o que se torna muito importante em tempos de estiagem, já que muitos produtores vêm sofrendo com secas rigorosas que acabam impactando na produção.Com as nascentes protegidas, é possível solucionar esse problema de forma sustentável.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail