Carro desgovernado da Tesla provoca grave acidente na China

Um motociclista e um adolescente morreram após o motorista de um Model Y, perder o controle do veículo. Montadora auxilia polícia chinesa na investigação do caso

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas na China, no último dia cinco, após um motorista perder o controle do seu veículo, um Model Y, desenvolvido pela montadora norte-americana Tesla.

O incidente aconteceu na província de Guangdong, no sul da China. Um motociclista e um adolescente morreram, de acordo com o jornal local “Jimu News”. Um vídeo nas redes sociais mostra o carro em alta velocidade.

Neste domingo (13), a Tesla afirmou que ajudará a polícia chinesa a investigar o ocorrido.

Avaliação

O Model Y é equipado com um sistema de direção semiautônomo, ou seja, destina-se a condutores atentos, que estejam com as mãos no volante, preparados para assumir o controle do veículo a qualquer momento.

Ainda não há informações sobre esse sistema, se estava ativado ou não, e por que o motorista não conseguiu parar o carro.

Segundo a Tesla, os vídeos mostram que as luzes de freio do veículo não estavam acesas quando estava em alta velocidade.

Os dados da montadora também revelam que não houve ação para pisar nos freios durante a trajetória do carro.

Investigação

Em mensagem divulgada no último dia 13, a Tesla afirmou que a polícia procura uma agência de avaliação terceirizada para identificar a verdade por trás do acidente. “Forneceremos ativamente qualquer assistência necessária”, relata a fabricante de veículos elétricos de Elon Musk.

O caso estava entre os assuntos de destaque na Weibo, plataforma de mídia social popular na China. O país é também o segundo maior mercado da Tesla.

Um familiar não identificado do motorista disse ao jornal Jimu News que ele teve problemas com o pedal do freio do carro.