Conheça as diferentes funções de satélites na órbita da Terra

Eles servem para diversos propósitos, veja alguns dos serviços vitais de satélites que afetam nosso cotidiano

Atualmente existem cerca de 3 mil naves espaciais ativas na órbita da Terra, localizadas entre 300 e 1 mil quilômetros acima da superfície do planeta. É de senso comum que a principal função desses satélites é a de fornecer dados para serviços de navegação, como GPS, e para previsões meteorológicas.

Porém, eles também servem para diversos outros propósitos, seja para o monitoramento de atividades ilegais até para missões que buscam a identificação de sinais de vida em diferentes locais. Confira abaixo serviços vitais de satélites que afetam nosso cotidiano.

Transações financeiras

Todas as transações financeiras utilizam dados de satélite para aumentar a segurança. Assim, desde simples pagamentos e saques em caixas eletrônicos até movimentações milionárias no mercado de ações são ancorados por sistemas de localização e serviços de cronometragem para esse fim. Nesse ponto, qualquer problema pode gerar flutuações e romper o fluxo de dinheiro.

Combate a desastres naturais

Satélites atuam no monitoramento de desastres naturais, como incêndios florestais e tempestades. Com a tendência de aumento de catástrofes devido às mudanças climáticas, a informação fornecida pode ajudar no combate e até mesmo na prevenção desses eventos, ao estudar o comportamento de ocorrência em determinadas áreas.

O esforço inclusive resultou em uma ação coordenada de 17 países para compartilhar, de forma gratuita, dados de satélites em situações de emergência. A iniciativa, criada em 2000 foi, responsável para apoiar e pensar em respostas em mais de 700 casos ao redor do mundo, em 126 países.

Atividades ilegais

Além de ajudar a prevenir os impactos de eventos naturais, os satélites também fornecem dados da atuação humana irresponsável ou até mesmo ilegal, conforme leis nacionais e internacionais, na Terra. A divulgação científica e jornalística de imagens permite que autoridades tomem medidas para cenários descontrolados de desmatamento e até mesmo na investigação de ações suspeitas e criminosas, como a queda do voo MH17 da Malaysia Airlines.

Embarcações clandestinas

Embarcações clandestinas, como de piratas e pescadores ilegais, não transmite sinais de suas posições para a identificação de suas atividades, exigência de localização obrigatória no mar. Contudo, imagens de alta resolução enviadas por satélites são capazes de detectar barcos, até mesmo de noite, e assim enviam alertas da atuação suspeita em determinada área.

Localizar espécies ameaçadas de extinção

Satélites de alta resolução também fornecem dados importantes para cientistas e instituições que atuam na preservação de espécies ameaças de extinção. As informações ajudam a localizar e identificar a quantidade de diferentes animais em várias regiões, para a proteção em face de ameaças através da caça e destruição de habitat.

Busca por vida alienígena

Muitos satélites acima da atmosfera terrestre têm como objetivo captar informações do espaço, através do acoplamento de telescópios em suas construções. Devido ao interesse pela busca por vida fora da Terra, a identificação de exoplanetas — planetas localizados além do Sistema Solar — apresenta-se como uma das principais metas de missões de muitos países pioneiros na exploração espacial.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail