Empresa chinesa cria celular com traseira que muda de cor

A fabricante chinesa de celulares Vivo (não é a mesma operadora brasileira) pretende lançar um smartphonne com painel traseiro em

A fabricante chinesa de celulares Vivo (não é a mesma operadora brasileira) pretende lançar um smartphonne com painel traseiro em vidro que muda de cor. A empresa divulgou um vídeo com a tecnologia em ação na rede social Weibo. A novidade ainda é um protótipo e não tem previsão para ser produzida em larga escala.

A veracidade do vídeo foi confirmada pelo site especializado Android Authority no dia 3 de setembro. De acordo com o portal, o aparelho deverá ter um vidro eletrocrômico que muda a cor da superfície inteira após ser acionado por um botão.

O vidro eletrocrômico usa mudanças de voltagem elétrica no celular para mudar a coloração do acabamento do smartphone. Em uma das formas de uso apresentadas da tecnologia, o usuário muda a cor da traseira do aparelho ao tocar e manter o dedo pressionado na lateral.

Já em outro método, a função é acionada por um botão físico. Ainda não há informações sobre como a novidade seria implementada nos aparelhos.

Esta tecnologia é inédita em um smartphone, mas já é usada para outras aplicações. O recurso é utilizado em janelas de casas e aeronaves para controlar de forma eficiente e gradativa a entrada da luz solar no ambiente.

A rival chinesa OnePlus também apresentou um conceito parecido como este durante a Consumer Eletronic Show (CES) 2020, que aconteceu em janeiro. Neste caso, o celular Concept One mudaria a cor da superfície traseira apenas para camuflar a câmera e criar a sensação de que o sensor está escondido. No entanto, também não há previsão de chegada de smartphones com esta invenção.