Espigão Alto do Iguaçu: depois de 40 anos famílias do distrito Boa Vista de São Roque recebem títulos de propriedade

“Muitos falaram que iriam trazer esse documento para nós, mas foi o atual prefeito que tornou realidade”, destaca o morador Gilmar Braganholo

A última quinta-feira (06), as famílias do distrito Boa Vista de São Roque, em Espigão Alto do Iguaçu, receberam após anos de espera, o título de suas propriedades. A ação aconteceu numa parceria entre a atual gestão e a associação de Desenvolvimento Habitacional de Santa Catarina (Adehasc), dentro da aplicação da lei federal 13.465/17 de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

“Na 1ª audiência pública que tivemos com os moradores, alguns ficaram de fora por não acreditar no programa, avaliando que seria mais uma empresa que viria com falsas promessas, como ocorreu nas outras tentativas de regularizar as propriedades. Adehasc possui um currículo de serviços prestados neste setor, onde já entregamos milhares de escrituras nos municípios onde temos atuado. A Adehasc já entregou mais de 20 mil matrículas de propriedades urbanas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Está com ações em mais de 140 municípios”, destaca o coordenador da empresa na região, Paulo Morais.

Beneficiários

Segundo o prefeito Agenor Bertoncelo (PSC), o projeto beneficiará os proprietários de imóveis na área urbana com a entrega da matrícula definitiva registrada em cartório e reconhecido judicialmente.

“Agora com as escrituras públicas em mãos as famílias terão uma segurança jurídica garantida em lei. Poder dar respostas à população nos problemas crônicos como estes, onde as famílias eram proprietárias como moradores e sem o reconhecimento legal, nos deixa com a sensação do dever cumprido como gestor ou prefeito deste município”, enfatiza Agenor.

Distrito da Boa Vista

O distrito Boa Vista de São Roque possui mais de 40 anos de fundação, onde habitam centenas de famílias, a maioria com lotes sem escrituras.

“Muitos falaram que trariam esse documento para nós, mas foi o atual prefeito que tornou realidade. Com isso certamente além das famílias a nossa comunidade será beneficiada com melhorias e investimentos públicos”, destaca o morador Gilmar Braganholo, que esperava a documentação oficial desde 2003.

Presenças

Estiveram na entrega o vice-prefeito, José Zgoda, os secretários, Nelto Zolet e Flávio Dreher; os advogados, Adriano Scherer e Adriana Pegoraro; os vereadores, Edimir Czechoski ‘Chuvisco’ e Rogério Wieczorkowski ‘Porca Véia’.