Estado lança o Programa Pedala Paraná, com 80 ciclorrotas

O termo de cooperação técnica foi assinado entre o Paraná e entidades parceiras e termo de adesão com os municípios, oficializando a fase inicial do projeto com 80 ciclorrotas

A retomada do esporte paranaense foi marcada nesta terça-feira (10) com o lançamento do Programa Pedala Paraná na sede da Superintendência estadual de Esporte. O termo de cooperação técnica foi assinado entre o Paraná e entidades parceiras e termo de adesão com os municípios, oficializando a fase inicial do projeto com 80 ciclorrotas.

“Esse evento simbolicamente é muito importante para o Estado do Paraná, retomando suas atividades que foram paralisadas durante a pandemia. As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, disse o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

O vice-governador Darci Piani, que participou do evento, afirmou que o turismo é um dos grandes nortes do governo, tal como o esporte. “O objetivo é trabalharmos essa integração em todo o Estado do Paraná, com o esporte promovendo a saúde e o turismo, oferecendo lazer e movimentando a economia”.

Segurança

Pensando na segurança dos ciclistas, o governo do Paraná instalará placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Além disto, no site www.esporte.pr.gov.br oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.

Pedala solidário

 Com a presença da primeira-dama e superintendente da Ação Solidária, Luciana Saito Massa, foi anunciado o Pedala Solidário no próximo dia 28 de agosto. O evento de arrecadação de alimentos não perecíveis será a inauguração oficial das primeiras ciclorrotas. O objetivo é divulgar as rotas e ainda ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade.

Ação conjunta

O programa Pedala Paraná é uma realização do governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná, Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR),  Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Contam também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.

O diretor de inovação, desenvolvimento do esporte, responsável pelo Pedala Paraná, Tiago Campos, explica que além de promover o esporte o programa visa fomentar o turismo com as entidades parceiras (como Sebrae) que ajudarão na qualificação da rede de restaurantes, hoteleira, entre outros do Estado.

Durante o lançamento, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou a importância da manutenção dos protocolos sanitários nas ações do governo. No evento, todos os participantes tiveram aferidas as temperaturas corporais, álcool em gel à disposição e o uso de máscara obrigatório – assim seguindo os protocolos sanitários exigidos. Ao final, o grupo de ciclistas presentes deu uma volta no complexo esportivo onde está sediada a Superintendência do Esporte.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail